"A Administração de Assentamentos, sob a minha direção no Ministério da Defesa, concluiu o seu planeamento e estamos prontos para estabelecer três colonatos imediatamente, assim que recebermos luz verde do primeiro-ministro", declarou Smotrich num vídeo da cidade de Sderot, publicado nas redes sociais.
Líder da ala radical que apoia o governo de Benjamin Netanyahu, Smotrich acrescentou que Israel deve completar "a conquista do território restante (em Gaza), derrotar o Hamas e estabelecer um cinturão de colonatos judaicos".
"Onde não há colonatos, não há segurança. Não vamos voltar à realidade que existia antes de 07 de outubro", declarou, recorrendo um slogan que usa há anos.
As tropas israelitas já controlam quase 70% do território de Gaza, amontoando mais de dois milhões de palestinianos em pouco mais de 100 quilómetros quadrados, sendo o restante inacessível aos habitantes.
O governo israelita de Ariel Sharon desmantelou em 2005 um total de 21 colonatos localizados no sul da Faixa de Gaza, conhecidos como o bloco Gush Katif, apesar da oposição, e obrigou quase 9.000 colonos a abandonar o local, na sequência de um plano de retirada unilateral.
Ataques israelitas hoje no sul e centro da Faixa de Gaza mataram pelo menos oito pessoas, incluindo duas crianças, e feriram pelo menos outras 20, segundo as autoridades de saúde e os serviços de emergência, controlados pelo movimento islamita palestiniano Hamas.
Em Khan Younis, um ataque atingiu uma tenda no bairro de Al-Mawasi após um aviso prévio, matando uma mãe de 23 anos e a sua filha de um ano, de acordo com o Hospital Nasser.
Um outro ataque na cidade de Qarara, a noroeste da cidade, ao início do dia, matou um homem de 31 anos, segundo o Hospital Nasser.
Num incidente separado na mesma área, um ataque atingiu uma tenda de deslocados na zona costeira de Khan Younis, matando duas pessoas e ferindo outras 13, segundo o Hospital Nasser e o Crescente Vermelho Palestiniano.
Na região central de Gaza, um ataque com um ‘drone’ atingiu uma tenda em Deir al-Balah, matando pelo menos três palestinianos, incluindo um rapaz de oito anos e o seu avô, segundo as autoridades médicas.
Um ataque no sul da Faixa de Gaza, no domingo, matou Zaher Abu Salem, informou o exército israelita, descrevendo-o como membro da Jihad Islâmica e envolvido no ataque de 07 de outubro de 2023 contra Israel, que desencadeou a guerra.
Embora os combates tenham diminuído desde o cessar-fogo em outubro, as forças israelitas realizam ataques quase diários, que já resultaram na morte de 1.045 palestinianos, segundo as autoridades de saúde de Gaza.
Israel afirma estar a atacar militantes, alegando frequentemente que estes planeavam ataques contra as tropas israelitas. Cinco soldados israelitas foram mortos em ataques de militantes desde o cessar-fogo.
