Furacão Lorenzo

Período crítico do“Lorenzo” já passou mas influência vai manter-se

O período crítico do furacão “Lorenzo” nos Açores já terminou, mas durante o resto do dia de hoje ainda se vai sentir na região a sua influência em termos de agitação marítima e vento, disse à Lusa fonte do IPMA.



Vanda Costa, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referiu que os avisos vermelhos foram entretanto levantados e que “já se está numa fase de diminuição de todos os parâmetros”.

Segundo a especialista, “consoante o afastamento do 'Lorenzo’ do arquipélago, haverá diminuição do vento”, sendo que a agitação marítima “é a que leva mais tempo a diminuir”.

A região está também “fora do perigo gerado pela precipitação, por vezes forte”.

A meteorologista explicou que o grupo Oriental encontra-se esta tarde sob aviso laranja, devido à agitação marítima, pelo menos até às 18h00 horas dos Açores.

No grupo Central também devido à agitação marítima, existe uma aviso amarelo até às 21h00, que se estende às ilhas das Flores e Corvo.


PUB

O mau tempo nos Açores causou hoje 30 ocorrências nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, situações relacionadas com quedas de árvore e de estruturas e derrocadas, sem vítimas a registar, adiantou a Proteção Civil açoriana.