Açoriano Oriental
Passos Coelho inicia visita oficial ao México
O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, inicia esta quarta-feira uma visita oficial de um dia e meio ao México, destinada ao aprofundamento das relações políticas e económicas bilaterais.
Passos Coelho inicia visita oficial ao México

Autor: Lusa/AO Online

 

Pedro Passos Coelho partiu de Lisboa pouco depois da entrega da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2014 na Assembleia da República, na terça-feira à noite, em voo comercial, via Madrid, e a sua chegada à Cidade do México está prevista para as 05:35 locais (11:35 em Lisboa).

Nesta deslocação ao México, um dos principais destinos das exportações portuguesas fora da União Europeia, Pedro Passos Coelho vai estar acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e pelos secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, e adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.

Em anteriores legislaturas, nos últimos nove anos, a visita do chefe do Governo de Portugal a este país latino-americano membro do G-20 foi diversas vezes anunciada, mas nunca concretizada, desde que Durão Barroso adiou uma ida ao México para assistir à final da Liga dos Campeões entre o Futebol Clube do Porto e o Mónaco, em 2004.

A visita do primeiro-ministro português ao México realiza-se agora, e segue-se a uma realizada em junho pelo então ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e atual vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, com uma agenda dominada pela diplomacia económica.

Segundo o programa divulgado, Passos Coelho vai reunir-se hoje às 12:15 locais (18:15 em Lisboa) com o Presidente dos Estados Unidos Mexicanos, Enrique Peña Nieto, seguindo-se a assinatura de acordos bilaterais e uma conferência de imprensa conjunta pelas 13:35 (19:35 em Lisboa), antes de um almoço oficial.

Os executivos português e mexicano deverão assinar acordos sobre matérias como combate ao tráfico de droga, energia e tecnologias de informação e comunicação.

À tarde, o chefe do executivo PSD/CDS-PP vai encontrar-se com potenciais investidores mexicanos em Portugal, encerrar um seminário empresarial e oferecer uma receção à comunidade portuguesa residente neste país.

Para além disso, estará presente numa cerimónia em qual receberá a chave da Cidade do México.

Na quinta-feira, cerca das 14:00 locais (20:00), Passos Coelho seguirá do México para o Panamá, onde representará Portugal na XXIII Cimeira Ibero-Americana, juntamente com o Presidente da República, Cavaco Silva, nos dias 18 e 19 de outubro.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados