Açoriano Oriental
Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins quinta-feira em Bruxelas
Os líderes do PSD, PS e Bloco de Esquerda estarão na quinta-feira em Bruxelas, palco de uma cimeira de líderes da União Europeia, mas com as atenções centradas na situação política em Portugal.
Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins quinta-feira em Bruxelas

Autor: Lusa/AO Online

 

Num contexto de impasse político em Portugal, na sequência das eleições legislativas de 04 de outubro, Pedro Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins reunir-se-ão com as respetivas famílias políticas europeias, antes do início dos trabalhos do Conselho Europeu, no qual Passos representará Portugal enquanto primeiro-ministro em exercício.

Com reuniões entre os partidos a sucederem-se em Portugal durante os últimos dias para tentar um compromisso com vista à formação de um “governo estável”, mas de forma “inconclusiva” até ao momento no caso dos encontros entre a coligação liderada pelo PSD e o PS, Passos Coelho e António Costa “coincidirão” em Bruxelas, embora não esteja previsto que se cruzem.

Passos Coelho participará na reunião do Partido Popular Europeu (PPE), a maior família política europeia, enquanto António Costa, que viaja já hoje para a capital belga, estará na reunião do Partido Socialista Europeu (PSE), nos encontros que tradicionalmente antecedem os Conselhos Europeus, indicaram à Lusa fontes partidárias.

Ambos deverão dar conta às respetivas famílias políticas europeias do processo em curso em Portugal para a formação do Governo, na sequência das eleições legislativas de domingo, que a coligação formada por PSD e CDS venceu, mas sem maioria absoluta.

Na terça-feira, o secretário-geral do PS voltou a reunir-se com os líderes do PSD e do CDS, Passos Coelho e Paulo Portas, mas o encontro voltou a revelar-se "inconclusivo".

Além de Passos Coelho e António Costa, também a porta-voz do Bloco de Esquerda, a terceira força política mais votada nas eleições de 04 de outubro, e que também tem estado em conversações com os socialistas, estará na quinta-feira em Bruxelas, para se reunir com a presidente do Grupo da Esquerda Unitária (GUE).

Em nota hoje divulgada, o Bloco indica que Catarina Martins encontrar-se-á ao início da tarde com a presidente do GUE, Gabriele Zimmer, no Parlamento Europeu, “para abordar a situação política em Portugal”.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados