Açoriano Oriental
Parque Natural de São Jorge vai integrar todas as áreas protegidas da ilha
O Governo Regional dos Açores decidiu hoje criar o Parque Natural de S. Jorge, que vai integrar todas as áreas protegidas desta ilha do Grupo Central, incluindo os principais maciços vulcânicos e locais de interesse geológico.
Parque Natural de São Jorge vai integrar todas as áreas protegidas da ilha

Autor: Lusa / AO online

A decisão consta do comunicado final da reunião do Conselho de Governo que esteve reunido nas Velas, no quadro da visita estatutária à ilha de S. Jorge.

O documento refere que, no contexto da criação do parque natural, foi classificado o monumento natural da Ponta dos Rosais, que passa a integrar a Rede Regional de Áreas Protegidas, enquanto as fajãs dos Cubres e da Caldeira do Santo Cristo passam a ser designadas Zonas Húmidas de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar.

O novo parque natural integra também as áreas marinhas protegidas no quadro do Plano de Ordenamento da Orla Costeira de S. Jorge.

Entre as decisões do executivo regional relativas a esta ilha, destaque ainda para a abertura do concurso público para a construção do Centro de Processamento de Resíduos e do Centro de Valorização Orgânica por Compostagem, num investimento superior a seis milhões de euros.

Na área da saúde, foi decidido contratar mais dois médicos de medicina geral e familiar para a Unidade de Saúde de S. Jorge, tendo em vista reduzir o tempo de espera nas consultas, e a aquisição de um cardiotocógrafo, que é considerado um meio de diagnóstico importante no acompanhamento das grávidas em fim de gestação.

A requalificação de sete moradias para realojamento, num investimento de 250 mil euros, e a abertura de um novo furo de captação de água para reforçar o abastecimento à lavoura, no valor de 350 mil euros, foram outras decisões tomadas pelo executivo açoriano que esteve reunido em S. Jorge.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados