Açoriano Oriental
Papa Francisco nomeia portuguesa para comité das Ciências Históricas
O papa Francisco nomeou a especialista em cultura portuguesa e vice-reitora da Universidade do Porto, Maria de Lurdes Correia Fernandes, para o Comité Pontifício de Ciências Históricas, anunciou o Vaticano.
Papa Francisco nomeia portuguesa para comité das Ciências Históricas

Autor: Lusa/AO Online

 

Natural de Arouca, 55 anos, Maria de Lurdes Correia Fernandes, é licenciada em línguas e literaturas modernas e doutorada em cultura portuguesa dos séculos XV a XVIII, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Entre as suas obras destacam-se "O tempo do Desengano. Das aparências da vida à verdade da morte nos Relógios Falantes de D. Francisco Manuel de Melo" (2005) e "Espelhos, cartas e guias. Casamento e espiritualidade na Península Ibérica" (1995).

A autora publicou ainda a obra "A biblioteca de Jorge Cardoso (1669), autor do Agiológio Lusitano: cultura, erudição e sentimento religioso no Portugal Moderno” (2000).

É vice-reitora da Universidade do Porto desde 03 de julho de 2006.

O Comité Pontifício de Ciências Históricas foi criado em 1954 pelo papa Pio XII, com o objetivo de representar a Santa Sé no Comité Internacional de Ciências Históricas.

O comité funciona em colaboração com a Biblioteca Apostólica Vaticana, o Arquivo Secreto do Vaticano e com as diversas academias culturais, sendo uma das suas funções o apoio e o estímulo ao estudo das línguas clássicas, nomeadamente o latim e o grego.

O Comité Pontifício de Ciências Históricas é constituído por 30 membros de diferentes países.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados