Açoriano Oriental
Açores/Governo
PAN valoriza nova Secretaria do Ambiente e Alterações Climáticas

O PAN/Açores congratulou-se com a criação de uma Secretaria do Ambiente e Alterações Climáticas no novo executivo açoriano, da coligação PSD, CDS-PP e PPM.

PAN valoriza nova Secretaria do Ambiente e Alterações Climáticas

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com uma nota de imprensa daquela força política, que chega este ano pela primeira vez à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, elegendo um deputado, a nova secretaria representa "uma proposta que pode ser encontrada em apenas um programa político apresentado a estas eleições: o do PAN”.

“É com grande satisfação que assistimos a uma mudança deste paradigma e a admissão por parte do executivo, dos decisores e protagonistas políticos que as alterações climáticas são uma realidade, que coloca a sustentabilidade do arquipélago em risco e que é necessário criar ferramentas que combatam as consequências”, declara o PAN, liderado na região por Pedro Neves, que foi eleito deputado ao parlamento açoriano.

Alonso Miguel, engenheiro do ambiente e deputado regional centrista na anterior legislatura, será o novo secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Para o PAN/Açores, o ambiente e as alterações climáticas “devem constituir, efetivamente, um mesmo corpo orgânico, realidade que se espera que traga um valor agregado e que seja um organismo fundamental para atingirmos a meta da neutralidade carbónica com medidas que devem ser ambiciosas”.

Segundo o partido, esta aposta da coligação de Governo açoriana “representa a admissão necessária desta dura realidade que se pode ler no aumento da emissão de gases com efeito de estufa em 62% na Região Autónoma dos Açores, em 14 anos”.

O PAN vai “esperar por políticas concretas por parte da secretaria regional para mitigar o principal emissor que é atividade pecuária, responsável por 41% das emissões na região”, acentuando que pretende continuar a bater-se por uma “verdadeira reconversão deste sector para que a sustentabilidade económica e ambiental nos Açores seja uma realidade e não apenas um produto ilusório”.

O partido defende ainda que “é substancialmente mais enriquecedor a não continuidade de uma prática de monocultivo, mas antes diversificada priorizando, acima de tudo, a implementação de um sistema continuado e sólido que conduza a região para uma soberania alimentar, dignificando a autonomia açoriana”.

O novo Governo Regional dos Açores, presidido pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, tomou posse esta terça-feira perante a Assembleia Legislativa da região.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados