Açoriano Oriental
Ouro para Michael Phelps nos 200 livres
O nadador norte-americano Michael Phelps entrou hoje numa restrita galeria de notáveis, ao conquistar a sua nona medalha de ouro em Jogos Olímpicos, a par de Paavo Nurmi (atletismo), Larysa Latynina (ginástica), Carl Lewis (atletismo) e Mark Spitz (natação).
Ouro para Michael Phelps nos 200 livres

Autor: Lusa / AO Online
    Michael Phelps caminha para uma meta muito pessoal: superar as sete medalhas de ouro de Spitz na natação dos Jogos Olímpicos de Munique1972, mas para já vai batendo recordes históricos, que não só os mundiais.

    Hoje, nos 200 metros livres, Phelps - a nadar na pista seis - voltou a "dourar" o triunfo com um recorde mundial, tal como o fizera nas duas medalhas já conquistadas anteriormente, nos 400 metros estilos e na estafeta dos 4x100 metros livres.

    A soma de ouros do norte-americano vai, assim, em nove medalhas, depois das conquistadas em Atenas2004 (100 e 200 metros mariposa, 200 metros estilos, 400 metros estilos, estafeta de 4x100 estilos e estafeta de 4x200 metros livres).

    Um nível que equipara o nadador de Baltimore, de 23 anos, a verdadeiras lendas do desporto mundial, embora Phelps tenha elevado a fasquia e proposto algo muito particular, ultrapassar as sete medalhas de Spitz.

    O desafio imposto por si próprio tem quarta-feira novo episódio, quando disputar os 200 metros mariposa, outra disciplina onde é detentor do recorde mundial, e muito provavelmente os 4x200 metros livres (cuja série nada ainda hoje).

    Apesar das atenções viradas para Phelps, outros têm brilhado no Cubo de Água de Pequim, como são os casos de Aaron Peirsol, que hoje defendeu o título conquistado em Atenas2004 e venceu os 100 metros bruços com recorde mundial.

    Peirsol terminou em 52,54 segundos, baixando a marca que já tinha alcançado este ano nas qualificações norte-americanas (52,89).

    Nesta prova o também norte-americano Matt Grevers conquistou a prata e o bronze foi "repartido" pelo russo Arkady Vyatchanin e pelo australiano Hayden Stoeckel, que terminaram com o mesmo tempo (53,18).

    Nos 100 metros costas os Estados Unidos voltaram a dominar, com Natalie Coughlin a superar a zimbabuena Kirsty Coventry (prata), numa prova em que a luta praticamente se resumia a estas duas nadadoras.

    Na última final do dia da natação, a australiana Leisel Jones conquistou a medalha de ouro nos 100 metros bruços femininos, ao vencer a final com o tempo de 1.05,77 minutos, novo recorde olímpico.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados