ONU, Google e Cisco lançam "site" para acompanhar a redução da pobreza


 

Lusa/AO   Internacional   2 de Nov de 2007, 05:13

As Nações Unidas e as empresas tecnológicas Google e Cisco lançaram hoje um “site” que pretende acompanhar a evolução da campanha Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, da qual constam oito medidas que visam reduzir pobreza extrema até 2015.
O “site”, acessível pelo endereço www.mdgmonitor.org, foi apresentado à imprensa pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pelos representantes das duas empresas e pelo responsável do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

    O portal reúne informação socio-económico actualizada das Nações Unidas sobre os 130 países em desenvolvimento, permitindo a consulta de todos os cibernautas.

    Através do serviço Google Earth, os utilizadores podem “entrar” nesses países, visualizando imagens a três dimensões, e conhecer os dados que indicam o nível de progresso em cada um dos oito pontos dos Objectivos do Milénio.

    Com o lançamento deste portal, a ONU e os parceiros tecnológicos pretendem que a sociedade civil acompanhe a situação e pressione os governos a aumentar as ajudas financeiras aos países mais pobres do mundo.

    “Atingir os objectivos é uma tarefa mundial, obrigando governos, organizações internacionais, empresas privadas e a sociedade civil a trabalharem juntos”, disse o secretário-geral da ONU.

    Os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio são a erradicação da pobreza extrema e a fome, estabelecer a educação primária universal, promover a igualdade de géneros, reduzir a mortalidade infantil, combater o vírus da Sida, criar uma associação mundial para o desenvolvimento, melhorar a saúde materna e garantir o desenvolvimento sustentável.
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