Açoriano Oriental
Oito homens detidos por violência doméstica, só um em prisão preventiva, diz GNR

Oito homens foram detidos pelo crime de violência doméstica, nos concelhos de Loures, Covilhã, Vila Nova de Gaia, Santo Tirso, Maia, Amarante e Paços de Ferreira, mas só um ficou em prisão preventiva, anunciou este domingo a GNR.

Oito homens detidos por violência doméstica, só um em prisão preventiva, diz GNR

Autor: AO Online/ Lusa

Em comunicado, a GNR explica que, num dos casos, no âmbito de uma investigação por violência doméstica na qual o suspeito “agredia psicologicamente, e de forma reiterada, a sua ex-companheira, de 49 anos” apurou que os maus tratos tinham como propósito “reatar o relacionamento”.

No decorrer das diligências, foi dado cumprimento a um mandado que culminou na detenção do agressor, de 55 anos, na passada quinta-feira, que, depois de presente ao Tribunal Judicial de Loures viu-lhe ser aplicada a prisão preventiva, além de ter ficado proibido de contratar com a vítima através de qualquer meio.

Já o Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas do Porto na quinta e sexta-feira passada, deteve cinco homens, de entre os 33 e os 62 anos, pelos crimes de violência doméstica, nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Santo Tirso, Maia, Amarante e Paços de Ferreira.

Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o homem, de 35 anos, exercia violência física e psicológica, contra a vítima, a sua companheira de 30 anos, havendo um aumento da violência nos últimos meses, dado a sua dependência económica da vítima, pelo que exigia dinheiro para a compra de produtos estupefacientes, tendo sido detido através do cumprimento de um mandado.

Numa outra investigação em Santo Tirso, a GNR concluiu que um outro suspeito, de 43 anos, ameaçava de morte a sua mulher, de 40 anos, com recurso a uma arma branca, devido a ciúmes obsessivos, motivo pelo qual a vítima era “perseguida e vigiada através de aparelhos eletrónicos”.

Já no concelho da Maia, os militares detiveram um homem de 57 anos, que exerceu violência física e psicológica durante os cerca de 36 anos de casamento contra a sua mulher, também de 57 anos.

De acordo com as autoridades, o detido, consumidor habitual de bebidas alcoólicas, ameaçava a vítima de morte, chegando mesmo a agredi-la com recurso a utensílios domésticos.

O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Penafiel, deteve no dia 16 de outubro, um homem de 51 anos, ameaçava de morte e agredia a sua esposa, de 50 anos. No dia seguinte foi detido um outro homem, com 48 anos, em Paços de Ferreira, por exercer violência física e psicológica contra a vítima, sua esposa, de 45 anos.

Ainda no mesmo dia, foi detido um homem de 62 anos, na localidade de Amarante, que exercia violência física e verbal contra a sua esposa, de 60 anos, e contra a sua própria mãe, de 89 anos, que coabitava na mesma residência, chegando mesmo a ser expulsa de casa, tendo sido acolhida em casa de outros familiares.

Todos estes detidos tiveram como medida de coação o afastamento da residência e a proibição de contacto por qualquer forma ou meio com a vítima.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados