Açoriano Oriental
Obama não travou escutas a Merkel e pediu mais informações
O presidente norte-americano terá sido informado em 2010 da espionagem ao telemóvel de Angela Merkel, não mandou suspender o programa e chegou mesmo a pedir um relatório completo sobre a chanceler, noticia o Bild am Sonntag.
Obama não travou escutas a Merkel e pediu mais informações

Autor: Lusa/AO online

O jornal, que cita fontes dos serviços secretos dos Estados Unidos, explica que foi o diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA), Keith Alexander, que informou Barack Obama pessoalmente.

As fontes citadas pelo Bild contradizem a mensagem transmitida, quarta-feira, pelo presidente norte-americano à chanceler alemã - depois de terem sido reveladas as escutas ao telemóvel de Angela Merkel- de que não tinha conhecimento da espionagem e que, se tivesse sabido, a teria impedido.

A Alemanha anunciou que enviará nos próximos dias uma delegação "de alto nível" aos Estados Unidos para receber informações da Casa Branca e dos serviços de informação sobre este assunto.

"Espiar é um delito e os responsáveis devem responder por isso", sublinhou, numa entrevista ao mesmo jornal, o ministro alemão do Interior, Hans-Peter Friedrich.

Hans-Peter Friedrich este verão em Washington para encontros com a administração Obama depois de terem sido publicadas informações sobre alegada espionagem a cidadãos alemães, governos e instituições da União Europeia.

"Se os norte-americanos escutaram telefones na Alemanha, infringiram a lei alemã em território alemão, o que supõe violar a nossa soberania. É inaceitável", disse Friedrich.

Segundo o Bild, a NSA não só escutou o telemóvel do partido que Angela Merkel usou até julho, como terá espiado o telefone aparentemente seguro que esta começou a usar no verão.

A informação recolhida na embaixada norte-americana em Belim - onde trabalham 18 agentes da NSA - seria enviada diretamente para a Casa Branca, sem passar, como é habitual, pela central da agência em Fort Meade, Maryland.

O semanário alemão Der Spiegel notícia também hoje que o telemóvel de Angela Merkel aparece na lista de objetivos da NSA desde 2002, três anos antes de ganhar as eleições.

Nesse ano terá começado também a espionagem ao então chanceler, Gerhard Schroeder, segundo informações do Bild.

O programa foi iniciado no mandato do presidente George W. Bush, quando Schroeder recusou enviar tropas alemãs para o Iraque.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados