Açoriano Oriental
OASA abre para observar as Geminídeas
Na próxima noite de 13 de dezembro, o Observatório Astronómico de Santana - Açores(OASA) estará aberto, entre as 21h00 e as 00h00, para receber todos os interessados em observar connosco uma das mais espetaculares
OASA abre para observar as Geminídeas

Autor: Ana Carvalho Melo

Apesar das condições neste ano de 2013 não serem as ideais, uma vez que a Lua estará quase cheia nesta noite, esperasse poder observar mais de 30 meteoros por hora (ou “estrelas cadentes”) em zonas sem muita poluição luminosa. Desta forma, e caso as condições meteorológicas o permitam, o OASA estará de portas abertas para receber todos os que queiram connosco partilhar esta noite onde se poderá observar uma “chuva de estrelas” mas também a Lua e o planeta Júpiter.

A chuva de meteoros das Geminídeas recebe este mesmo nome por se identificar a sua radiante (ponto a partir do qual parecem surgir os meteoros) na constelação de Gémeos.

Esta chuva tem uma longa duração de atividade, podendo ser observada entre os dias 4 e 17 de dezembro, sempre com uma grande produção de 'bolas de fogo'. No entanto, o seu pico ocorre na noite de 13 para 14 de dezembro, esperando-se uma Taxa Horária Zenital de 120 meteoros às 04h54 dos Açores, em zonas escuras.

Lembramos que durante esta noite o OASA estará ainda a dinamizar a sua ação de solidariedade "OASA Por Uma Boa Causa" que pretende ajudar uma instituição social de jovens da Vila de Rabo de Peixe. Quem nos visitar nesta noite de “chuva de estrelas” terá entrada gratuita na entrega de um brinquedo, de um livro, de uma peça de vestuário ou de material escolar para esta ação de solidariedade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados