Açoriano Oriental
Número de trabalhadores estrangeiros temporários no Canadá aumentou
O número de trabalhadores estrangeiros temporários de baixa qualificação que entram no Canadá continuou a crescer no primeiro trimestre de 2014, apesar dos esforços do Governo para reduzir o impacto do controverso programa.
Número de trabalhadores estrangeiros temporários no Canadá aumentou

Autor: Lusa/AO online

Até ao final de março, o número de estrangeiros admitidos no Canadá foi de mais seis por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 14.216, de acordo com estimativas do Ministério da Cidadania e da Imigração do Canadá.

O crescimento continuou nesta vertente do programa, depois de um conjunto de reformas aplicadas em 2013, que podem ter influenciado a decisão do Governo de anunciar novas regras rígidas há quatro meses, de forma a reduzir a entrada destes trabalhadores.

As medidas anunciadas, que preveem reduzir o número destes trabalhadores, foram criticadas por grupos empresariais que se mostraram preocupados por haver falta de mão-de-obra.

Alguns trabalhadores estrangeiros temporários de baixa qualificação estão empregados no setor da hotelaria e nos serviços de alimentação, mas têm surgido suspeitas de irregularidades na sua contratação, tendo em conta que a lei prevê que os cidadãos canadianos têm prioridade nas vagas de emprego.

O número de trabalhadores de baixa qualificação aceites no Canadá tem vindo a aumentar nos últimos anos, subindo de 45 mil em 2010 para mais de 55 mil em 2013.

As novas medidas anunciadas pelo governo em junho têm como objetivo complicar a adesão ao programa, para que o sistema não fique viciado.

Calcula-se que existem no Canadá cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes, estando a grande maioria localizada no Ontário.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados