Açoriano Oriental
Tailândia
Número de mortes devido a inundações no norte sobe para 130
As autoridades tailandesas elevaram hoje para 130 o número de mortos causados pelas inundações que atingem o norte do país há dois meses, situando em quase dois milhões o número de pessoas afetadas.

Autor: Lusa/AO Online

O departamento de prevenção de desastres revelou que 130 pessoas morreram e duas estão desaparecidas no desastre natural que está a afetar 1.916.986 pessoas em 24 províncias.

O mesmo organismo emitiu também um alerta às populações para cinco províncias que vive perto de rios ou de montanhas perante os elevados riscos de deslizamentos de terras.

Em Banguecoque, as pessoas que vivem nas imediações do rio Chao Phraya foram alertadas para possíveis subidas inesperadas do nível do curso de água que tem a sua nascente no norte do país.

Theera Wongsamut, ministro da Agricultura disse esperar que o rio Chao Phrayaalcance um volume de 3.900 metros cúbicos por segundo quando o seu nível critico é de 3.720 metros cúbicos por segundo.

Perante a situação, a primeira-ministra tailandesa, Yingluch Shinawatra, aprovou uma ajuda equivalente a cerca de 120 euros para os donos das casas que, pelo menos, estejam há sete dias inundadas.

O governo instruiu também os governadores das províncias para que inspecionem os campos alagados de forma a que as populações afetadas possam receber imediatamente ajuda governamental.

A Tailândia, tal como outras nações asiáticas, é palco, anualmente, de inundações e deslizamentos de terras, principalmente na época de monções entre maio e julho.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados