Açoriano Oriental
Novo mercado é a principal obra do município de Angra do Heroísmo em 2021

A Câmara de Angra do Heroísmo, volta a apostar na construção de um mercado municipal como principal investimento do orçamento para 2021, que ronda os 26,3 milhões de euros.

Novo mercado é a principal obra do município de Angra do Heroísmo em 2021

Autor: Lusa/AO Online

“O projeto está concluído e em fase de revisão técnica. Assim que estiver concluída essa fase podemos avançar para a adjudicação”, adiantou, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses (PS).

O orçamento do município para 2021, com um montante de 26,3 milhões de euros, foi aprovado, por unanimidade, em reunião de câmara, e por maioria, em assembleia municipal, com a abstenção do PSD e os votos contra do CDS-PP, à semelhança do que tinha acontecido no ano passado.

A construção de um novo mercado municipal, com um silo automóvel, era uma das promessas do executivo socialista reeleito em 2017, que entretanto decidiu manter a localização atual do mercado.

Segundo Álamo Meneses, esta é a única “das grandes obras” previstas neste mandato que ainda não avançou.

Os apoios disponíveis no novo quadro comunitário de apoio ainda não são conhecidos, mas a autarquia espera que seja possível candidatar esta obra a fundos europeus.

De acordo com o autarca, as verbas do atual quadro comunitário afetas à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo relativas a infraestruturas já foram todas executadas, havendo ainda um montante disponível noutras áreas de investimento.

O orçamento para 2021 prevê ainda uma verba de cerca de 2 milhões de euros para pequenas obras, em colaboração com outras instituições, o que, segundo o autarca, será “um contributo para manter a estabilidade social” num período de crise, provocada pela pandemia da covid-19.

“O município tem vindo a ter uma política de descentralização das obras. Temos atualmente 86 pequenas obras em curso, uma boa parte delas em colaboração com as juntas de freguesia e com instituições sem fins lucrativos”, salientou.

O orçamento para 2021 é semelhante ao de 2020 (25,8 milhões de euros), o que o autarca considera ser um sinal de “estabilidade”.

“É um orçamento de continuidade que mantém as mesmas linhas do anterior. O orçamento é de 26 milhões de euros, mas com as transferências de saldo aumenta para cerca de 30 milhões de euros no início do próximo ano”, avançou.

Álamo Meneses destacou, por outro lado, “uma grande redução do endividamento”, que chegou a atingir os 27 milhões de euros, alegando que atualmente a dívida é “inferior a oito milhões de euros”, dos quais cerca de cinco milhões estão relacionados com habitação social e são contratualizados com o Governo Regional.

“Angra tem as contas absolutamente desafogadas e livres”, salientou, acrescentando que o município internalizou os serviços municipalizados, tendo agora “uma conta única”.

Os valores cobrados em taxas e impostos não sofrem alterações em 2021, incluindo os tarifários da água, que “não aumentam desde 2011”.

“Corresponde a uma diminuição do preço, se descontarmos a inflação. Angra tem uma das taxas de saneamento mais baixas do país”, frisou o autarca.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados