Indústria

Novas encomendas aumentam 30,9% em Janeiro

As novas encomendas à indústria aumentaram em Janeiro 30,9 por cento em termos homólogos e 26,5 por cento face ao mês anterior, tendo o mercado externo suportado este aumento, revela o boletim do INE divulgado esta quarta-feira.


As encomendas do mercado externo cresceram 52,6 por cento face a Janeiro de 2009 e 48,6 por cento em relação a Dezembro, enquanto as encomendas para o mercado nacional aumentaram 9,3 por cento em termos homólogos e 4,8 por cento face ao mês precedente, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O aumento de novas encomendas recebidas pelas empresas industriais em Janeiro deve-se, segundo o INE, às “acelerações ocorridas em ambos os mercados”, externo e nacional.

Os contributos mais influentes para a variação do índice total foram dos agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Investimento que deram 22,8 pontos percentuais e 7,6 pontos percentuais, respectivamente, resultantes de aumentos homólogos de 49,5 por cento e de 22,4 por cento (45,4 por cento e 13,6 por cento no mês anterior, pela mesma ordem).
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares