Açoriano Oriental
Nordeste assinala 500 anos de devoção a Nossa Senhora na Ermida do Pranto

Programa celebrativo estende-se entre 2 de abril e 17 de setembro e está a ser organizado pela paróquia, ouvidoria e Câmara Municipal do Nordeste

Nordeste assinala 500 anos de devoção a Nossa Senhora na Ermida do Pranto

Autor: AO Online/ Igreja Açores

A ermida de Nossa Senhora do Pranto, em São Pedro do Nordestinho, está a celebrar este ano meio século de uma devoção a Nossa Senhora, intimamente relacionada com as Romarias Quaresmais.

O programa vasto que se estende entre 2 de abril e 17 de setembro, preparado pela paróquia, ouvidoria e Câmara Municipal do Nordeste, envolve várias atividades litúrgicas e culturais, que no dia 7 de maio contará com a presença do bispo de Angra, D. Armando Esteves.

No dia 2 de abril, Domingo de Ramos, haverá a bênção dos Ramos na Ermida, às 14h30, junto à Imagem de Nossa Senhora, realizando-se depois uma procissão rumo ao Pocinho, com a Filarmónica Imaculada Conceição.

No dia 14 de abril, às 19H30, realiza-se a Inauguração da exposição “Senhora do Pranto, cinco séculos da aparição”, na Sala de Exposições do Município, Vila de Nordeste e, às 20H00, haverá o debate “500 Anos de Nossa Senhora do Pranto: debate e reflexões”, com um painel de convidados composto por Carlos Vieira (Mestre de Romeiros de Vila Franca do Campo); José Augusto Borges (autor de livros sobre N.ª Sr.ª do Pranto); José Carlos Carreiro (provedor Santa Casa da Misericórdia de Nordeste), Padre Luís Leal (diretor do Serviço Nacional de Acólitos) e Susana Goulart Costa (historiadora).

No dia 7 de Maio, na Ermida de N.ª Sr.ª do Pranto, a Ouvidoria de Nordeste, celebra: 500 anos das aparições de Nossa Senhora, na ermida do Pranto, e 500 anos das Romarias Quaresmais em São Miguel, Açores. Nesse dia, entre outras coisas, haverá uma missa às 12h00, presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves, seguindo-se a Bênção do Mural e dos painéis de homenagem dos Ranchos de Romeiros e bênção da placa comemorativa dos 500 anos, seguindo-se uma palestra “A Religiosidade Popular no Incremento da Devoção Mariana na Ermida do Pranto” pelo padre Jorge Ferreira.

As celebrações prosseguem ainda no dia 30 de junho, com um concerto do grupo Fado Alado (Terceira); 17 de julho com homenagens a figuras de relevo; 15 de setembro, com a apresentação da nova imagem de N.ª Sr.ª do Pranto- Missa solene e bênção da Imagem, seguida de mais uma palestra “Senhora do Pranto – Fé e religiosidade popular no Nordeste – Um culto de 500 anos” pelo Dr. José Carlos Carreiro, que contará com um momento musical por Raquel Dutra e, finalmente no dia 17 de setembro, o encerramento das celebrações dos 500 anos das aparições de N.ª Sr.ª do Pranto, com Missa e Sopas do Espírito Santo.

A Ermida de Nossa Senhora do Pranto, em São Pedro do Nordestinho, na ilha de São Miguel, é um dos lugares para onde convergem todas as atenções durante a Quaresma com várias celebrações.

Além das celebrações dominicais também durante as sextas-feiras da Quaresma há sempre Missa.

A Ermida foi reaberta ao culto em fevereiro de 2012 depois de obras de ampliação e recuperação, nomeadamente o restauro do altar mor e de todo o espaço envolvente, com a criação de um parque de estacionamento e também de obras de melhoramento no trilho que é seguido pelos Romeiros.

A obra desenvolvida pela autarquia do Nordeste, no valor de 600 mil euros foi apoiada por fundos comunitários e foi a primeira grande intervenção desde o final do Século XIX.

A Ermida de Nossa Senhora do Pranto é um espaço de grande devoção religiosa. É uma ermida singela construída em 1523. Localiza-se numa pastagem plana sobranceira ao mar. Ao longo do seu acesso encontram-se painéis de azulejos com os passos da Via Sacra.

A sua construção está associada a uma lenda, nascida com o grande terramoto que abalou a ilha em 1522 e com o surto de peste que se lhe seguiu.

Segundo a tradição, contada por Gaspar Fructuoso e mais recentemente por José Augusto Borges, no livro “Senhora do Pranto”, naquele ano, quando se registava um surto de peste em Ponta Delgada, um pastor de gado avistou Nossa Senhora e a Virgem ter-lhe-á ordenado determinadas coisas, entre elas a construção da ermida. O povo, tomado de fé, tê-la-ia construído.

Desde então, a imagem de Nossa Senhora do Pranto é vestida com capas oferecidas pelos fiéis.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados