Açoriano Oriental
Nomeações para prémios Grammy dispersam-se por sete artistas favoritos
Os Grammy, os prémios norte-americanos de música, poderão ter uma edição mais renhida em 2013, tendo em conta que há sete artistas e bandas a repartirem o favoritismo, com seis nomeações cada um.

Autor: Lusa/AO online

De acordo com a lista de nomeados, divulgada esta madrugada em Nashville, nos Estados Unidos, Kanye West e Jay-Z, dois dos "príncipes" do hip hop, Frank Ocean, novo artista do r&b, o grupo rock Black Keys, a banda folk Mumford & Sons e os Fun estão todos empatados com seis nomeações.

Se para Kanye West e Jay-Z estar nomeado para os Grammy já não é surpresa - cada um soma mais de 40 nomeações - o mesmo não acontece para os outros candidatos, como o grupo pop nova-iorquino Fun, nomeado pela primeira vez com o álbum "Some Nights" e com a canção "We are young".

Os Black Keys, que atuaram em novembro em Portugal, já venceram três prémios com o álbum "Brothers" e voltam agora a estar nomeados para outros seis, nomeadamente álbum do ano, com "El camino", melhor canção, com "Lonely boy", e produtor do ano, para um dos elementos da banda, Dan Auerbach.

Os Mumford & Sons, que tocam em Portugal em março, editaram o álbum "Babel", que os faz estar nomeados para disco do ano ou melhor canção rock.

Jay-Z e Kanye West somam nomeações em melhor atuação rap ou melhor colaboração neste género.

Com cinco nomeações cada seguem o cantor latino Miguel e o pianista Chick Corea.

Para melhor álbum rock estão nomeados "El camino", dos Black Keys, "Mylo Xyloto", dos Coldplay, "The 2nd law", dos Muse, "Wrecking Ball", de Bruce Springsteen, e "Blunderbuss", de Jack White.

Das nomeações, a Associated Press aponta a diversidade de estilos musicais patentes nesta edição dos Grammys, "do r&b minimalista de Frank Ocean" "à pop dos Fun" e que reflete também as escolhas dos norte-americanos sobre aquilo que ouvem e compram ao longo do ano.

A 55ª edição dos Grammy, que atribuirá prémios em 81 categorias, está marcada para 10 de fevereiro no Staples Center, em Los Angeles, Califórnia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados