Açoriano Oriental
Navio São Gabriel desencalhado

O cargueiro S. Gabriel, que encalhou a 21 de Novembro na costa Sul de S. Miguel, nos Açores, foi hoje retirado do local, aproveitando uma oportunidade criada pela preia-mar.

Navio São Gabriel desencalhado

Autor: Lusa/Ao On line

“O navio foi desencalhado e está a caminho do Porto de Ponta Delgada”, revelou à Lusa fonte oficial da Capitania de Ponta Delgada.

Segundo a fonte, o navio foi retirado do local cerca da 01:15 (02:15 em Lisboa) com a ajuda de dois rebocadores.

A deslocação do cargueiro, que está a flutuar pelos seus próprios meios, para o Porto de Ponta Delgada deverá demorar cerca de três horas, sendo a sua chegada prevista para depois das 04:00 (05:00 em Lisboa).

O cargueiro S. Gabriel, de 100 metros e 5500 toneladas, estava encalhado desde 21 Novembro no Baixio do Ouro, entre Lagoa e Água de Pau, na costa sul de S. Miguel.

O navio, que assegura as ligações entre as ilhas do arquipélago e entre os Açores e o continente, viajava da Terceira para S. Miguel quando encalhou, a menos de 20 quilómetros do Porto de Ponta Delgada.

A bordo, além de carga diversa, encontravam-se sete cavalos de raça pura lusitana, que foram retirados numa operação realizada dois dias depois do acidente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados