Açoriano Oriental
Migrações
Navio Ocean Viking resgata cerca de 250 pessoas no Mar Mediterrâneo

O navio Ocean Viking, da SOS Mediterranée, resgatou nas últimas horas cerca de 250 pessoas nas águas do Mar Mediterrâneo, somando-se às cerca de 120 resgatadas na terça-feira nesta mesma região, anunciou a organização não-governamental (ONG).

Navio Ocean Viking resgata cerca de 250 pessoas no Mar Mediterrâneo

Autor: Lusa/AO Online

A SOS Mediterranée afirmou, na rede social X, que o primeiro resgate envolveu 53 sobreviventes, incluindo crianças, que se encontravam num barco localizado a sul da ilha italiana de Lampedusa.

O centro italiano de coordenação de resgate (ITMRCC) solicitou ajuda à SOS Mediterranée para um barco que estava prestes a afundar, de acordo com a ONG, explicando ainda que os resgatados foram posteriormente transferidos para um barco da Guarda Costeira italiana.

“Os 53 sobreviventes, entre os quais mulheres e crianças, estavam todos fracos e desidratados e, posteriormente, disseram que haviam passado três dias no mar (…). Muitos tiveram queimaduras por causa do combustível. Os migrantes partiram de Sfax, cidade na Tunísia”, referiu a SOS Mediterranée.

A ONG europeia afirmou que, pouco depois, foi localizado um barco de madeira entre as zonas de responsabilidade da Tunísia e Malta, operação na qual foram resgatadas 98 pessoas, incluindo três crianças. Durante esse resgate, foi encontrado outro barco e 43 pessoas foram salvas, incluindo cinco crianças.

Na tarde de quarta-feira, a ONG recebeu um alerta e localizou outro barco que transportava cerca de 50 pessoas, todas com insolação e desidratação.

“Uma unidade da Guarda Costeira italiana completou o resgate”, acrescentou a organização europeia.

A delegação do Governo espanhol nas Ilhas Baleares informou que três barcos com 46 pessoas chegaram nas últimas horas ao arquipélago, nomeadamente dois em Formentera e um terceiro ao sul da ilha de Cabrera.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados