Autor: Ana Carvalho Melo
Esta sexta-feira e sábado assinalam, respetivamente na Horta e em Ponta Delgada (8h00-17h00), a dupla escala inaugural do navio de cruzeiros Artania, da operadora alemã Phoenix Reisen.
Estas duas visitas ao arquipélago constam de um itinerário de 25 dias que liga Montreal a Génova, durante o qual os 736 passageiros a bordo tiveram a oportunidade de visitar conhecidas cidades como Halifax, Saint John, Boston, Nova Iorque, entre outras.
Inaugurado em 1984, então com a designação de Royal Princess, foi construído nos estaleiros finlandeses Wartsila, em Helsínquia e marcou o início do processo de renovação da frota do grupo P&O (P&O e Princess Cruises). Um dos dados mais relevantes associados a este navio prende-se precisamente com a inauguração do mesmo, ocorrida a 15 de novembro daquele ano, em Southampton, uma vez que a sua madrinha foi nem mais nem menos do que a malograda Princesa Diana de Gales.
O atual Artania tem capacidade para 1210 passageiros e 520 tripulantes, possui 44,588 mil toneladas de arqueação bruta, mede 231 metros de comprimento, 29 metros de largura e 7,8 metros de calado, características em quase tudo idênticas à construção inicial.
-
Preços dos combustíveis aumentam em novembro nos Açores
O preço dos combustíveis nos Açores aumenta em novembro, com a gasolina a custar mais 2,3 cêntimos por litro e o gasóleo mais 0,8 cêntimos por litro, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial
-
Cultura e Social
“O meu trabalho traz-me todo o conforto necessário para poder desenvolver a música que quero”Nascida em Santa Maria, gosta de música desde pequena. Licenciou-se em Engenharia Aeroespacial, é controladora de tráfego aéreo, mas o bichinho da música esteve sempre lá, e por isso foi à procura de aprender mais. Levou o seu “Ilhéu” a todas as ilhas dos Açores. Pisar o palco da ‘Maré’ foi especial