Pirataria

Navio com 23 tripulantes sequestrado ao largo do Benim

Piratas sequestraram ao largo do Benim um navio com pavilhão cipriota e 23 tripulantes a bordo, anunciou a Organização Marítima Internacional (OMI).


“Piratas armados abordaram e desviaram um navio-cisterna (…) e fizeram reféns os 23 elementos da tripulação”, indicou a OMI num relatório divulgado no seu “site” na Internet.

A natureza da carga não é clara, mas em ataques semelhantes ao largo do pequeno país os piratas roubaram o combustível transportado pelos navios para o revender no mercado negro regional.

Um responsável da OMI indicou que dois navios foram atacados pouco depois de meia-noite de terça-feira, mas que os piratas não conseguiram desviar um deles, registado na Noruega.

“Temos dois incidentes. Um (navio) com uma tripulação de 23 elementos que foi sequestrado e um outro que foi abordado”. Os piratas “não conseguiram assumir o controlo do segundo”, declarou Michael Howlett, director adjunto da unidade encarregada dos crimes na OMI, à agência noticiosa francesa AFP.

A Organização Marítima Internacional afirmou hoje que o observado aumento de sequestros de navios na costa da África Ocidental pode indicar que a zona se está a tornar um novo local importante para a pirataria.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias