Açoriano Oriental
Museu Municipal de Vila Franca do Campo em Roteiro
Caro leitor, esta semana a AGIRA e o Açoriano Oriental levam-no até ao concelho mais antigo da ilha de São Miguel, o concelho de Vila Franca do Campo, sugerindo-lhe uma ida até ao seu Museu Municipal.
Carregando o video...

Autor: Tânia Silva
O Museu de Vila Franca do Campo é um espaço que conserva, pesquisa e evidência o material e ambiente do seu povo.
Este espaço tem, portanto, como objectivos a investigação, documentação, conservação, interpretação e divulgação do património etnológico da ilha de São Miguel.
O seu aparecimento surge do resultado de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e a Universidade dos Açores. Deste modo, funciona como centro de investigação nas áreas da Arqueologia, Etnografia, História, entre outras.
O museu de arqueologia e etnografia regional apresenta-se de forma multipolar, pois, ao visitá-lo podemos admirar no espaço central do Museu Municipal (freguesia de São Miguel), várias colecções de olaria e cerâmica, muito presentes na vida da população de Vila Franca do Campo em noutros tempos.
Neste Museu temos também a oportunidade de admirar um vasto leque de peças que representam várias artes e ofícios tradicionais e uma secção naval com embarcações tradicionais dos Açores, recentemente inaugurada. Para além deste espaço central podemos também conhecer os três núcleos museológicos, que estão integrado na comunidade e são parte constituinte do Museu de Vila Franca do Campo.
São eles, o Núcleo museológico da Olaria (freguesia de São Pedro); o Núcleo museológico do Forno de Loiça (freguesia de São Pedro) e ainda o Núcleo museológico da Fábrica da Luz (Freguesia de Água d`Alto).
O concelho de Vila Franca do Campo situa-se no centro/sul da ilha de São Miguel, rodeado pelos concelhos da Povoação (a nordeste), Ribeira Grande (a norte) e Lagoa (a sudoeste). No primeiro século de povoamento foi considerado a mais importante povoado de São Miguel.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.