Açoriano Oriental
Município de Velas avança com construção de uma ciclovia no percurso do Caminho do TEU

A Câmara Municipal das Velas vai avançar com a construção de uma ciclovia no percurso do Caminho do TEU - Trilho Ecológico da Urzelina.

Município de Velas avança com construção de uma ciclovia no percurso do Caminho do TEU

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Desta forma, foi já assinado o contrato da empreitada com a empresa Tecnovia Açores, após ter ganho o concurso público, aguardando-se o visto do Tribunal de Contas, a qual se encontra aprovada no âmbito de uma candidatura a Fundos Comunitários por via do Programa Operacional PO2020, para dar o início à obra.

A obra, num investimento superior aos 2,3 milhões de euros, foi objeto de um estudo, na medida em que, a definição de um traçado e a criação de condições para a sua implementação são elementos prévios de elevada importância onde todos os fatores relativos à mobilidade, à circulação, à segurança, aos benefícios para a saúde, à existência de um percurso exclusivamente destinado às pessoas, à diminuição da poluição, à diminuição do ruído e à melhoria geral de vida e do ambiente, são tidos em conta, adianta nota.

O projeto contempla a requalificação da Zona dos Moinhos da Urzelina, contando com um parque de estacionamento, parque de merendas e churrasqueiras, assim como zonas de lazer e percursos pedonais disciplinados.

Serão construídos miradouros, dos quais os utilizadores poderão deslumbrar-se com a vista para as Ilhas do Pico e Faial, assim como criados acessos às zonas de pesqueiros ali existentes.

Luís Silveira, presidente da autarquia, considera ser este um "investimento estratégico para o desenvolvimento do concelho, e a todos quantos visitam a nossa terra, criando um espaço de excelência e lazer, de contato com a natureza, com efeitos na melhoria da oferta turística e na promoção de estilos e hábitos de vida saudável, o qual virá reabilitar uma parte considerável da frente mar do lado sul do concelho, mais concretamente a ligação entre os Portinhos da Ribeira do Nabo e da Urzelina", disse citado na mesma nota.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados