Autor: Lusa/AO Online
Funcionário da EDA (Empresa de Eletricidade dos Açores), José Fernando Bagaço foi eleito presidente da Junta de Freguesia das Angústias, onde residia, em outubro de 2017, destronando, na altura, o PS, que geria os destinos da autarquia há vários mandatos consecutivos.
O PSD/Açores manifestou, em comunicado, o seu "profundo pesar" pelo falecimento do "companheiro José Bagaço", endereçando à família "as mais sentidas condolências" pela sua morte prematura.
O autarca social-democrata, que se estreou neste mandato na vida política ativa, era conhecido na ilha do Faial pela sua humildade e trato simples, e pela capacidade de ajuda e colaboração com os munícipes, como durante a recuperação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo, em outubro de 2019.
Na altura, a forte ondulação provocada pelo furacão inundou várias moradias na zona de Porto Pim, danificando casas, arruamentos e espaços públicos, originando uma onda de solidariedade e de apoio na limpeza dos espaços, tarefas onde se destacou o papel de José Bagaço.