Monti nomeado hoje formalmente primeiro-ministro

O ex-comissário europeu Mário Monti reúne-se hoje com o Presidente italiano, Giorgio Napolitano, para aceitar oficialmente o cargo de primeiro-ministro.


Mario Monti disse na terça-feira que está "sereno e convencido de que a Itália ser+a capaz de ultrapassar a fase difícil que atravessa" e confirmou estar em condições de apresentar o seu programa a Giorgio Napolitano.

Durante o encontro, Mário Monti irá “levantar a reserva”, uma fórmula institucional que determina que a figura indigitada pelo chefe de Estado para formar governo aceita oficialmente o cargo de primeiro-ministro.

Monti foi encarregado de formar governo pelo Presidente italiano, no domingo passado.

Monti foi convocado depois de Napolitano ter concluído as consultas com os partidos com representação parlamentar, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados e ex-presidentes da República, para encontrar uma solução para a crise aberta com a demissão, sábado, de Silvio Berlusconi.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias