Açoriano Oriental
Dia 30 de setembro
MIT Portugal realiza conferência anual na Universidade dos Açores

O auditório da Aula Magna da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, acolhe, no próximo dia 30 de setembro, a conferência anual do Programa MIT Portugal, dedicada ao tema “The Atlantic as a platform for science & technological impact”.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Pela primeira vez esta conferência decorre em pleno Oceano Atlântico, entre Portugal e os EUA, onde se situa o MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Segundo o diretor nacional do Programa, Pedro Arezes, “é uma geografia simbólica para esta parceria transatlântica, reforçando o compromisso do MIT Portugal em centrar esforços no desenvolvimento de investigação de fronteira para dar resposta a alguns dos mais importantes desafios da sociedade, como as alterações climáticas ou a exploração espacial. O plano traçado colocará Portugal no mapa dos grandes contributos nestes domínios”, disse citado em comunicado.


A sessão de abertura da conferência, que decorre às 9 horas, contará com as intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Helena Pereira, do Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, e dos diretores do Programa MIT Portugal, Dava Newman e Pedro Arezes.


O programa inclui uma participação alargada de docentes e investigadores do MIT, destacando-se a sessão proferida por Jim Anderson, da Universidade de Harvard, EUA, pioneiro no estabelecimento de uma ligação entre os compostos químicos CFCs e o buraco na camada de ozono. Ciências do Clima, Ciência de Dados, Sistemas Terrestres, Cidades Sustentáveis e Transformação Digital serão os temas das várias sessões ao longo do dia.


Outro momento de destaque será o reconhecimento do trabalho de investigação de alunos, com a atribuição do Prémio FLAD para o Melhor Poster, patrocinado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados