Autor: Lusa/AO online
De acordo com a agência Efe, que cita fontes europeias, a proposta apresentada por Chipre, país que assume a presidência rotativa da UE, não gerou consenso.
A apresentação de uma primeira proposta de compromisso surgiu na sequência de reuniões trilaterais (Conselho, Comissão e Estado-membro), que começaram na terça-feira.
As discussões sobre os totais admissíveis de capturas para a UE e respetivas quotas nacionais duram, tradicionalmente, várias horas, e, tendo em conta que a primeira proposta não gerou acordo, poderão prolongar-se pela madrugada de quinta-feira.
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que representa Portugal na reunião, disse na segunda-feira que Portugal vai tentar “melhorar um bocadinho” as quotas de pesca a que terá direito em 2013, referindo que se mantiver os valores conquistados no ano passado “já será muito positivo”.
Assunção Cristas recordou, na altura, que nas anteriores negociações, há um ano, Portugal teve um aumento de 6% da sua quota, o que “foi positivo”, pelo que para 2013 não poderá aspirar a muito mais.
Portugal poderá ver aumentada, no próximo ano, a sua quota de pesca de tamboril e verdinho, uma vez que os pareceres científicos apontam para melhorias nos ‘stocks’ destas espécies.
-
Empresários querem contrariar "sinais de redução” do turismo
A Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) considera que os “sinais de redução” do turismo nos Açores refletem “constrangimentos estruturais”, como insuficientes ligações aéreas e ausência de um reforço da promoção.
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada