Autor: Lusa/AO online
De acordo com a agência Efe, que cita fontes europeias, a proposta apresentada por Chipre, país que assume a presidência rotativa da UE, não gerou consenso.
A apresentação de uma primeira proposta de compromisso surgiu na sequência de reuniões trilaterais (Conselho, Comissão e Estado-membro), que começaram na terça-feira.
As discussões sobre os totais admissíveis de capturas para a UE e respetivas quotas nacionais duram, tradicionalmente, várias horas, e, tendo em conta que a primeira proposta não gerou acordo, poderão prolongar-se pela madrugada de quinta-feira.
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que representa Portugal na reunião, disse na segunda-feira que Portugal vai tentar “melhorar um bocadinho” as quotas de pesca a que terá direito em 2013, referindo que se mantiver os valores conquistados no ano passado “já será muito positivo”.
Assunção Cristas recordou, na altura, que nas anteriores negociações, há um ano, Portugal teve um aumento de 6% da sua quota, o que “foi positivo”, pelo que para 2013 não poderá aspirar a muito mais.
Portugal poderá ver aumentada, no próximo ano, a sua quota de pesca de tamboril e verdinho, uma vez que os pareceres científicos apontam para melhorias nos ‘stocks’ destas espécies.
-
Bolieiro escreve a presidente do Conselho Europeu opondo-se ao novo quadro comunitário
O presidente Governo dos Açores anunciou que vai enviar uma carta ao presidente do Conselho Europeu, António Costa, manifestando oposição à proposta para o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2028-2034.
-
Cultura e Social
Matiné “@s Artistas do Andar de Cima” no Teatro MicaelenseO Teatro Micaelense acolhe amanhã, 2 de novembro, às 17h00, o espetáculo “@s Artistas do Andar de Cima”, uma matiné de circo integrada na programação da Convenção de Circo do Atlântico 2025.