Autor: Lusa/AO On Line
Fonte comunitária disse à Agência Lusa ser “normal e lógico” que Teixeira dos Santos comunique as grandes linhas do projeto de Orçamento para 2011 na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro que se inicia às 08:00 na capital da Bélgica.
O ministro português terá oportunidade de abordar esse tema quando fizer uma exposição já prevista há alguns meses sobre a situação portuguesa em matéria de competitividade, segundo a mesma fonte.
A reunião desta manhã dos responsáveis pelas Finanças dos países da Zona Euro será alargada esta tarde aos da União Europeia, um encontro “informal” que termina sexta-feira.
O Governo anunciou quarta-feira as grandes linhas do projeto de Orçamento para 2011 que inclui um pacote de medidas como o aumento da taxa do IVA de 21 para 23 por cento, a redução da massa salarial dos trabalhadores da função pública em 5 por cento e um novo imposto sobre a banca.
Lisboa comprometeu-se em maio passado, com os seus parceiros europeus, a acelerar a trajetória de redução do défice orçamental de 9,4 por cento do Produto Interno Bruto PIB em 2009 para 7,3 este ano, e 4,6 por cento em 2011.
Os mercados internacionais têm mostrado dúvidas nas últimas semanas sobre a capacidade de Portugal reduzir o seu défice tendo penalizado o país através do aumento da taxa de juro da divida pública.