Afeganistão

Milhares de manifestantes atiram pedras a base da NATO

Milhares de manifestantes afegãos atiraram esta sexta-feira pedras contra uma pequena base da NATO numa cidade do noroeste do país em protesto contra a intenção anunciada por um pastor norte-americano de queimar o Alcorão, indicou a polícia.


“Há vários milhares, é uma multidão importante”, afirmou à AFP o chefe adjunto da polícia da província, Sayed Hassan Jafary, a propósito das manifestações em Fayzabad, capital da província do Badakhshan.

O pastor Terry Jones, dirigente do grupo evangélico Dove World Outreach Center, na origem de uma iniciativa de queimar exemplares do Corão no próximo sábado, deu hoje a entender que pode rever a sua intenção se for contactado pelas autoridades norte-americanas.

A intenção de queimar 200 exemplares do Alcorão destina-se, segundo o pastor, a glorificar a memória das vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 e provocou críticas de vários responsáveis norte-americanos, do Vaticano e de dirigentes de vários países, principalmente do mundo islâmico.
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.