Migrantes tentam derrubar vedação entre Marrocos e Espanha

Cerca de 350 migrantes tentaram derrubar a cerca que divide Marrocos de Espanha, disseram as autoridades, na última de um conjunto de tentativas desesperadas de africanos para chegarem ao ponto mais a sul da Europa.


Só três dos migrantes que carregaram sobre a cerca de 7 metros conseguiram alcançar o objetivo e chegar ao território de Melilla, disse a representação do Governo espanhol em comunicado, citado pela AFP.

A maioria dos migrantes foi intercetada pelas forças de segurança marroquinas, e um grupo de 50 que conseguiu aproximar-se da barreira foi afastado pela polícia espanhola, com a ajuda de um helicóptero.

No comunicado, dá-se conta de que houve mais de 60 tentativas para 'pular a cerca' este ano, que cerca de 14 mil pessoas tentaram chegar à Europa e 2 mil conseguiram.

O Governo espanhol tem pedido mais ajuda à União Europeia para guardar a fronteira em Melilla e noutro ponto, Ceuta, que são as duas únicas fronteiras terrestres da Europa com África.

O executivo afirmou que ninguém ficou ferido desta vez, mas lembra que muitos migrantes e elementos das forças policias têm sido feridos noutras tentativas recentes.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.