Açoriano Oriental
Mergulhadores retiraram 85 pneus do fundo do mar no Porto da Horta
Mergulhadores do Clube Naval e alunos da Escola Básica Integrada da Horta recolheram hoje 85 pneus e centenas de quilos de garrafas e plásticos do fundo do mar, no interior do Porto da Horta.
Mergulhadores retiraram 85 pneus do fundo do mar no Porto da Horta

Autor: Lusa / AO online

Numa operação de limpeza que decorreu durante todo o dia, foram recolhidos 85 pneus de vários tamanhos e garrafas suficientes para encher um contentor de 1.200 litros, além de um contentor de 800 litros de plásticos e outro de 500 litros com resíduos variados.

“Retiramos também dezenas de aparelhos de pesca que estavam presos ao fundo”, revelou Hugo Pacheco, presidente do Clube Naval da Horta, em declarações à Lusa.

Segundo este responsável, um dos grandes factores de poluição no interior do Porto da Horta são os pneus utilizados nas embarcações de pesca, que todos os anos são recolhidos em grande número do fundo do mar, sobretudo devido a quedas involuntárias à água.

Esta acção de limpeza do fundo do mar envolveu mais de 150 pessoas, incluindo vários pescadores, que ajudaram a retirar do mar muitos pneus e aparelhos de pesca.

“Foi bom eles estarem presentes e sentirem que, apesar de serem parte do problema, também podem ser parte da solução”, salientou Hugo Pacheco, acrescentando que é necessário continuar a sensibilizar pescadores e armadores para a importância da preservação do fundo do mar.

Hugo Pacheco destacou ainda o facto de apenas ter sido encontrada uma bateria no fundo do mar, por comparação com as dezenas que foram encontradas em anos anteriores, considerando que esta melhoria resultou das acções de sensibilização realizadas junto dos pescadores.

A campanha foi realizada por mergulhadores do Clube Naval da Horta de algumas empresas de mergulho, com a colaboração de alunos da Escola Básica Integrada, que, em terra, separaram os resíduos recolhidos, depois transportados para o aterro sanitário da Praia do Norte.

Todos os anos, o Clube Naval organiza uma acção de limpeza do fundo do mar no interior do Porto da Horta, numa iniciativa que pretende sensibilizar a comunidade para a importância da preservação do meio marinho.

Anualmente, é retirada do fundo do mar mais de uma tonelada de lixo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados