Saúde

Médica recebe "com confiança" uma das primeiras vacinas da gripe A

Médica recebe "com confiança" uma das primeiras vacinas da gripe A

 

Lusa / AO online   Nacional   26 de Out de 2009, 11:25

Sara Lança é médica no Hospital Garcia de Orta, em Almada, e recebeu uma das primeiras doses da vacina contra a gripe A administradas em Portugal. Confiante, destaca a importância desta medida, principalmente nos profissionais de saúde.
 Tal como em outras instituições de saúde, a administração desta vacina aconteceu após um breve questionário. Sara Lança - que não costuma receber a vacina contra a gripe sazonal - disse estar esclarecida sobre a vacina em questão e foi alertada por uma enfermeira para a necessidade de informar o sistema de farmacovigilância no caso de detectar uma reacção adversa.

Minutos depois, Sara Lança recebeu 0,5 mililitros da vacina contra o H1N1. No final, disse aos jornalistas que optou por vacinar-se porque está muito exposta no seu trabalho profissional, neste caso nos cuidados intensivos.

Questionada sobre algumas reservas que profissionais de saúde - nomeadamente médicos e enfermeiros - têm manifestado à toma desta vacina, Sara Lança disse compreender, dada a rapidez com que o medicamento foi produzido e introduzido no mercado. Contudo, disse acreditar na segurança do produto, principalmente porque foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento (EMEA).

No Hospital Garcia de Orta deverão ser esta segunda-feira vacinados dez profissionais de saúde. Nos próximos 15 dias serão cem os imunizados, de um total de mil que deverão receber esta medida profiláctica no Garcia de Orta.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.