José Manuel Bolieiro afirmou que os Açores e os açorianos estão habituados a calamidades e a fenómenos extremos da natureza e “sempre se manifestaram solidários com os territórios e as populações que são confrontados com essa situação”.
Em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, à margem de uma iniciativa da JSD açoriana, o líder do Governo Regional, que também é presidente do PSD/Açores, manifestou aos portugueses sinistrados a sua “total solidariedade”.
“Fiz [o envio de uma] mensagem ao senhor primeiro-ministro a disponibilizar, desde logo, o Serviço Regional de Proteção Civil, para, se requerido, - e até agora não o foi -, poder disponibilizar os meios que temos para colaborar”, acrescentou.
O presidente do executivo de coligação acrescentou que através do gabinete do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática e do presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, também foi manifestada “a disponibilidade para o contacto com a Autoridade Nacional de Proteção Civil” para colocar os meios da região “à disposição, caso sejam necessários”.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No concelho da Batalha, distrito de Leiria, um outro homem de 73 anos morreu este sábado ao cair de um telhado que estava a reparar.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
Mau tempo: Governo dos Açores manifesta “total solidariedade” e disponibiliza ajuda
O presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, manifestou a sua “total solidariedade” aos portugueses atingidos pela tempestade Kristin e a disponibilidade da região em colaborar com as autoridades que estão no terreno.
Autor: Lusa
