Açoriano Oriental
Marca Açorianíssimo aposta na valorização dos produtos regionais

Com 240 fornecedores açorianos, que representam 35% do total das compras do setor alimentar, a Bensaude Distribuição aposta agora na valorização da matéria-prima regional através da criação de sinergias com os produtores

Marca Açorianíssimo aposta na valorização dos produtos regionais

Autor: Ana Carvalho Melo

“Açorianíssimo” é a nova marca da Bensaude Distribuição, a qual aposta na valorização da matéria-prima regional, através da criação de sinergias com produtores locais.

“O ‘Açorianíssimo’ representa a defesa intransigente dos nossos Açores”, afirmou ao Açoriano Oriental Andrea Vasconcelos, responsável de sourcing da Bensaude

Distribuição, realçando: “Esta marca traduz-se, na prática, no compromisso que a Bensaude Distribuição tem com as empresas açorianas, parceiros e clientes, na criação de postos de trabalho, na promoção regional, na valorização da matéria-prima regional, nas sinergias criadas, na confiança, reconhecimento e orgulho do que é dos Açores”.

Nesse sentido, destacou a relação que já existe com parceiros locais.

“A Bensaude Distribuição é a maior compradora dos Açores de produtos regionais, trabalha diariamente com 240 fornecedores açorianos e 35% do total das nossas compras do setor alimentar são provenientes de parceiros regionais: grandes, médias e pequenas empresas, produtores individuais, cooperativas e IPSS, ao todo comercializamos quase 3000 artigos de origem açoriana”, elencou.

Salientou ainda que esta nova marca pretende, através de diversas iniciativas, estimular a consciência dos consumidores para importância de se consumir e valorizar os produtos regionais, enquanto contribui para o desenvolvimento sustentado da Região, diminuindo a dependência de importações, estimulando a economia regional e criando emprego.

Neste contexto, Andrea Vasconcelos explicou que com esta nova marca a empresa aposta também na criação, no desenvolvimento e na gestão de marcas e produtos com identidade exclusivamente açoriana.

“Esta essência da marca ‘Açorianíssimo’ está também bem presente na nossa área de Research & Development, onde nasceu a MPD – Marcas e Patentes da Distribuição, empresa incubadora de produtos e marcas dos Açores. (...) Desta forma, diferencia e gera valor para produtores e consumidores nos mercados onde se inserem”, destacou a também gerente da MPD.

Como tal realçou que o objetivo é “o desenvolvimento integral de produtos e marcas, assente em matéria-prima 100% açoriana”, que este projeto, desde 2019, já permitiu a criação de cerca de 20 marcas a nível de produto e mais de 150 referências de produto em comercialização, algumas delas no continente português.

“Atualmente trabalhamos com 24 produtores açorianos, dos quais três são cooperativas e uma IPSS”, acrescentou.

Realçou ainda que toda a ação ultrapassa a valorização dos produtos dos Açores e respetiva criação de valor com os olhos na exportação, focando-se também na valorização dos recursos humanos especializados que estão na Região e no Grupo Bensaude, seja a nível de procurement, seja a nível de qualidade ou de marketing.

Com toda esta ação a Bensaude Distribuição desenvolveu projetos de sourcing diferenciados nas diversas áreas: frutas e legumes, carne e pescado.
No caso das frutas e legumes, este trabalho começou em 2011, tendo atualmente 47 membros em seis ilhas, tendo no ano passado 45% dos legumes e 23% da fruta comprados sido produzidos na Região.

Já o projeto de sourcing da carne ocorreu no final de 2019 e conta atualmente com 36 produtores em seis ilhas.

Mais recentemente, em julho de 2021, foi iniciado o trabalho de sourcing de pescado, com a compra direta na origem, nas diversas lotas ou diretamente nas embarcações (por contrato), prevendo ainda este ano comprar mais de 350 toneladas de pescado nas lotas dos Açores.

Atualmente os produtos regionais comercializados sob esta nova marca podem ser encontrados na Feira Açorianíssimo que decorre até 15 de agosto nas lojas Continente e Meu Super.

“Há 22 anos que promovemos a Feira Açores nos nossos espaços Continente e Meu Super dos Açores e, atualmente, ela conta com a presença dos nossos 240 fornecedores e da quase totalidade da gama que comercializamos de produtos regionais”, recordou, explicando: “este ano a tradicional feira Açores cresceu para a ‘Feira Açorianíssimo’. É um fator crítico de sucesso para uma marca que representa uma essência, uma forma de ser, estar e atuar, concretizar iniciativas que demonstrem todo esse trabalho de fundo”.

Salientou ainda que este evento será a montra de todo este projeto.

“Muitos fornecedores e parceiros aproveitam para lançar novos artigos nesta feira, para darem a degustar ou brindarem os clientes com promoções. Este efeito ‘emoção’ nos nosso super e hipermercados, enche-nos de orgulho, e verificamos essa emoção não apenas nos nossos clientes habituais, mas também nos turistas, que valorizam muito esta Feira e aproveitam para conhecer e adquirirem os nossos produtos”, disse. 


Sustentabilidade, desenvolvimento local e confiança são os elementos da marca

Desenvolvida pelo Departamento de Comunicação e marketing do Grupo Bensaude (DCMK), a identidade visual da marca ‘Açorianíssimo’ está assente nos conceitos de sustentabilidade,  confiança, desenvolvimento local e de compromisso para com os clientes e parceiros, explicou Nuno Borges, diretor de Comunicação e Marketing do Grupo Bensaude.

“A identidade visual ‘Açorianíssimo’  apresenta-se como uma marca jovem, fresca e regional, capaz de atrair a atenção de um vasto público alvo devido à universalidade dos elementos utilizados e à sua paleta de cores tão regional e amena (azul do mar vs verde dos prados Açorianos e à sustentabilidade)”, descreveu.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados