Autor: Lusa/AO Online
O jornal alemão Bild escreve hoje, sem citar fontes, que “em meados de julho a Grécia deverá receber 12 mil milhões de euros de empréstimos, dos quais 5,05 mil milhões serão créditos da Alemanha” e que será o banco público KfW a efetuar o pagamento a pedido do governo.
Assim, a Alemanha assumirá mais de metade das ajudas acordadas pelos países da zona euro, num total de 8,7 mil milhões de euros, enquanto que o FMI desbloqueará 3,3 mil milhões de empréstimos.
Esta situação é atribuída, segundo o jornal Bild, ao facto de a participação da Alemanha se situar até agora abaixo dos 28 por cento, devendo agora compensar o seu apoio.
Os ministros das Finanças da Zona Euro autorizaram no sábado o desbloqueio da quinta tranche do pacote de ajuda financeira à Grécia e nas próximas semanas vai ser definido um novo plano de resgate para o país.
A parcela faz parte dos 110 milhões de euros de crédito, em três anos, prometidos em maio de 2010 à Grécia como parte de um plano de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
O desbloqueio foi possível depois do Parlamento grego ter aprovado um novo plano de austeridade exigido pela UE e FMI.
A quantia será entregue até 15 de julho, após a aprovação do FMI, na sexta-feira. Isto vai permitir a entrega de parte da parcela, 3,3 milhões de euros, ainda nos próximos dias.
O FMI aprovou em maio de 2010 um plano de resgate financeiro de ajuda à Grécia de 30 milhões de euros, com o objetivo de evitar a bancarrota. Este poderá ser o maior plano alguma vez concedido pela instituição. O país já recebeu quatro tranches no valor de 14,6 mil milhões de euros.