Açoriano Oriental
São Martinho
Maior assador do mundo dá castanhas "à borla" no Terreiro do Paço
O maior assador do mundo vai viajar de Vinhais até Lisboa para proporcionar, domingo, um mega magusto no São Martinho, com castanhas transmontanas oferecidas a quem passar no Terreiro do Paço, anunciou hoje a autarquia local.

Autor: Lusa/AO
O colossal utensílio com capacidade para assar uma tonelada de castanhas, suficientes para alimentar mais de sete mil pessoas, foi reconhecido em 01 de Novembro como o maior assador do mundo com entrada no livro do Guinness World Records.

    Segundo refere o autarca local, Américo Pereira, numa nota enviada à imprensa, este reconhecimento levou a Câmara de Lisboa a convidar o município transmontano a realizar no próximo domingo um mega magustão com a presença do maior assador integrado numa exposição de produtos de excelência.

    A iniciativa, que conta com a colaboração do Ministério da Agricultura, vai permitir a todas as pessoas que passarem no Terreiro do Paço provar, de graça, a castanha transmontana assada.

    A autarquia de Vinhais transportará para a capital várias toneladas de castanhas desta zona, onde se concentra um terço da produção nacional deste produto.

    As castanhas serão assadas no mega assador e oferecidas durante a tarde de São Martinho, acompanhadas da animação de um grupo de gaiteiros e de caretos (mascarados) típicos desta região do Nordeste Transmontano.

    O assador é uma réplica gigante do utensílio usado pelas famílias transmontanas para assar castanhas à lareira nos serões de Outono.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados