Açoriano Oriental
Covid-19
Madeira com mais sete eleva para 660 os casos positivos

A Madeira registou este sábado mais sete casos de covid-19, um importado e seis de transmissão local, elevando para 660 as situações confirmadas, revelou a Direção Regional de Saúde.

Madeira com mais sete eleva para 660 os casos positivos

Autor: AO Online/ Lusa

"Até ao dia 20 de novembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 2.120 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram", refere o boletim epidemiológico sobre a situação no arquipélago.

Adianta que "hoje há sete novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 660 casos confirmados de covid-19 no território regional".

"Trata-se de um caso importado da região Norte de Portugal e seis casos de transmissão local, associados, na maioria, a contactos de casos positivos anteriormente identificados. Em duas situações, os contactos estão ainda sob investigação", refere o boletim.

A Direção Regional de Saúde assinala que um dos casos de transmissão local diz respeito a uma criança com idade inferior a dois anos, que frequentava um infantário no concelho do Funchal, já identificado e com o plano de contingência ativo, adiantando haver hoje mais 12 casos recuperados a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 496 casos recuperados de covid-19.

Até à data, foram registados dois óbitos associados à covid-19 na região sendo 162 os casos ativos, dos quais 58 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 104 são casos de transmissão local.

O boletim sustenta ainda que dos 162 casos ativos, 122 são residentes na região e os 40 restantes não-residentes.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 36 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 121 em alojamento próprio e cinco pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 e um doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada a esta doença.

No que diz respeito à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 879 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7.886 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

No total, há 93 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 107.741 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17:30 horas de hoje.

No total, as amostras processadas na região ascendem a 168.963.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.360.914 mortos resultantes de mais de 56,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.762 pessoas dos 249.498 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados