Cultura

Livro conta a história de 500 anos do Queijo S. Jorge

Os segredos do Queijo S. Jorge, um dos mais conhecidos produtos da indústria de lacticínios dos Açores, são o tema do livro que será lançado esta semana sobre a história de 500 anos deste queijo único.


O livro ‘S. Jorge – O Queijo e a Ilha/500 anos’ é uma edição bilingue (português/inglês) que aborda a forma como a história do povoamento, as dificuldades económicas, a emigração e os fenómenos telúricos naquela ilha condicionaram o aparecimento e a evolução da actividade de fabrico de queijo.

‘Queijo S. Jorge’ é uma denominação de origem protegida (DOP) legalmente reservada a um tipo de queijo fabricado com leite de vaca cru naquela ilha do Grupo Central dos Açores, cujo território constitui a região demarcada deste produto.

Actualmente, são produzidas cerca de 1800 toneladas de queijo certificado por ano em S. Jorge.

O livro, que resulta da tese de doutoramento de Marcelino Kongo na Universidade Católica, será apresentado quarta-feira no Auditório Municipal de Velas, em S. Jorge.

O autor, licenciado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto, é Mestre em Ciência e Tecnologia Alimentar e Doutorado em Biotecnologia e Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa.
PUB

Premium

Da curiosidade e teimosia de um grupo de investigadores e engenheiros açorianos nasceu, após uma odisseia de 14 anos, a Algicel, uma pequena indústria inovadora que produz a Azora Astaxanthin, um poderoso antioxidante natural, cujas vendas crescem 40% ao ano e que já começa a conquistar o mercado nacional e internacional.