Açoriano Oriental
Livro 500 da Letras Lavadas celebra 500 anos de Gaspar Frutuoso

Letras Lavadas apresenta no sábado, na Igreja do Colégio, o seu 500.º livro, uma edição de luxo dedicada a Gaspar Frutuoso, historiador dos Açores e da Macaronésia


Autor: Ana Carvalho Melo

A Letras Lavadas lança no sábado uma edição de luxo de “Saudades da Terra”, (1586-1590), de Gaspar Frutuoso, assinalando a publicação do 500º livro da editora.

“Este ano atingimos os 500 títulos da Letras Lavadas e queríamos marcar esta efeméride com uma obra de referência e decidimos publicar a obra completa de Gaspar Frutuoso, o que fizemos numa obra especial”, explicou o editor José Ernesto Rezendes, referindo que esta obra celebra também os 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso, figura maior da historiografia açoriana e das demais ilhas da Macaronésia.

Esta será uma edição constituída por 500 exemplares numerados e com autenticação pelo Notário de Ponta Delgada, certificando que se trata de um ‘fac-simile’ do manuscrito das “Saudades da Terra” e das escassas folhas das amputadas “Saudades do Céu”, constantes em códice depositado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
“São 500 exemplares do livro 500 da Letras Lavadas para celebrar os 500 anos de Gaspar Frutuoso”, realçou.

A obra maior, “Saudades da Terra”, desenvolve-se por seis livros sobre: I (História de Cabo Verde e das Canárias, ainda com alusões a mais ilhas e a parcelas continentais reais ou imaginárias), II (História da Madeira), III (História de Santa Maria), IV (História de S. Miguel), V (História dos Dois Amigos – novela) e VI (História das ilhas Terceira, S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa, Flores e Corvo).

Antes da reprodução do manuscrito em 1184 páginas, o livro inclui quase uma centena de páginas de “Introdução” e de “Palavras Prévias” com textos dos Presidentes da República de Portugal e de Cabo Verde, e das Regiões Autónomas dos Açores, da Madeira e das Canárias.

Assim como uma introdução da autoria do historiador Avelino de Freitas de Meneses.

Com 5,110 quilos, o livro destaca-se ainda por possuir uma encadernação em pele gravada a ouro de lei.

“Este é um trabalho que queremos deixar para as gerações vindouras e que há de ficar”, frisou o editor, revelando que a produção deste livro foi inteiramente da responsabilidade da editora, não tendo contado com apoios financeiros de outras instituições.

A obra foi apresentada no sábado, dia 19, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado (Igreja do Colégio).

Durante o evento que contou com a presença do editor, José Ernesto Rezendes, do historiador Avelino de Freitas de Menezes e do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, foi apresentado um vídeo que ilustra todo o processo de produção desta obra.

José Ernesto Rezendes revelou ainda que o objetivo é depois realizar a apresentação da obra na Madeira, nas Canárias e em Cabo Verde, assim como em Lisboa e em Madrid.

“Esta obra para além de permitir cumprir o nosso objetivo de assinalar 500 publicações da Letras Lavadas, permite também divulgar mais os Açores mais longe através de Gaspar Frutuoso”, acrescentou, recordando que o lema da editora é a divulgação da literatura feita nos Açores, por açorianos ou sobre o arquipélago.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados