Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Líder do PSD em campanha de rua na Terceira, mas nem sempre foi reconhecido
O líder do PSD/Açores e candidato por São Miguel às eleições regionais percorreu hoje a pé o centro histórico da Praia da Vitória, na ilha Terceira, para apelar ao voto, mas nem sempre foi reconhecido.
Líder do PSD em campanha de rua na Terceira, mas nem sempre foi reconhecido

Autor: Lusa/AO Online

Num dos vários cafés em que Duarte Freitas entrou dirigiu-se a um grupo de jovens, que tomava café, para lhes entregar panfletos do PSD e canetas, mas questionados, posteriormente, pela Lusa disseram que desconheciam quem haviam acabado de cumprimentar.

“Não me recordo do nome. Sei que é da política e aparece na televisão”, disse um dos jovens, sem se identificar, ao que um dos amigos acrescentou: “É o Freitas, que é candidato para o Governo ou coisa do género”.

Numa tradicional loja de ferragens, o candidato social-democrata entrou para perguntar se vendiam pés de cabra, alegando que “talvez precise para arrancar quem está há 20 anos no governo”, tendo entregue um cartão do PSD ao proprietário.

À Lusa, o empresário, Luciano Mendes admitiu não saber bem quem era aquele político, nem quando eram as eleições, nem tão pouco se o sufrágio em questão era para a câmara municipal, que na Praia da Vitória é liderada pelo PS, ou se era para o Governo Regional.

Também Lúcia Oliveira, 34 anos, que observava o movimento da arruada “laranja” numa das principais ruas da cidade, onde não passam carros, admitiu que a cara de Duarte Freitas não lhe era estranha, mas não foi capaz de dizer o nome do líder do PSD/Açores.

“Acho que ele é candidato para umas eleições no dia 17 de outubro, não é essa a data?” disse Lúcia Oliveira, desempregada há mais de um ano.

Já na barbearia familiar de Hernâni Rocha, aberta há 51 anos, “política é assunto que não faz parte das conversas do dia-a-dia”, adiantando o proprietário que o que os clientes mais gostam de falar enquanto cortam o cabelo é de “festas e touradas”.

Ao ver Duarte Freitas entrar na barbearia o empresário perguntou-lhe: “Quer cortar o cabelo?”, tendo o candidato dito que “hoje não” e que só ali estava para lembrar que havia eleições regionais no dia 16 de outubro e “é preciso ir votar sem medo”.

Depois do sol veio a chuva e Duarte Freitas apressou-se a entrar numa loja de móveis de telemóvel na mão, dizendo aos jornalistas que esperava que São Pedro fosse consciente e não mandasse chuva no dia das eleições, para que as pessoas possam ir votar.

Houve ainda tempo para esclarecer trocadilhos, pois a duas senhoras que tomavam café Duarte Freitas assegurou que estavam bem nas mãos do César, não o Carlos César (PS), mas o César Toste, o segundo candidato da lista do PSD pelo círculo da Terceira e presidente da junta de freguesia da vila das Lajes.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados