Açoriano Oriental
Ucrânia
Kiev recebe sistemas de defesa antiaérea dos EUA, Noruega e Espanha

A Ucrânia recebeu novos sistemas de defesa antiaérea dos Estados Unidos, Espanha e Noruega para contrariar o bombardeamento maciço de infraestruturas críticas pela Rússia, anunciou o ministro da Defesa ucraniano.

Kiev recebe sistemas de defesa antiaérea dos EUA, Noruega e Espanha

Autor: LUSA/AO Online

“Os sistemas de defesa aérea NASAMS e Aspide chegaram à Ucrânia! Estas armas irão fortalecer grandemente o exército ucraniano e tornar os nossos céus mais seguros”, disse Oleksiy Reznikov na rede social Twitter, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

“Vamos continuar a abater os inimigos que nos atacam. Graças aos nossos parceiros: Noruega, Espanha e os EUA”, acrescentou Reznikov, que publicou duas fotografias das novas armas, mas sem precisar quantas unidades foram entregues às forças de Kiev.

O NASAMS (sigla em inglês de Sistema Avançado de Mísseis Terra-Ar Norueguês ou Nacional) foi desenvolvido conjuntamente pela Noruega e pelos Estados Unidos.

Aspide designa um sistema de defesa antiaérea produzido em Itália e usado nas suas diferentes versões em duas dezenas de países, incluindo Espanha.

Os militares espanhóis deram instrução no sistema Aspide a militares ucranianos em outubro, na base aérea de Saragoça.

O Aspide proporcionará ao exército ucraniano uma capacidade operacional, bem como um efeito dissuasor, disse à agência espanhola EFE o coronel espanhol Carlos Forcano em 07 de outubro.

Outros países, como a Alemanha e a França, já forneceram sistemas antiaéreos a Kiev.

A Ucrânia tem vindo a pedir aos aliados ocidentais sistemas modernos para se defender dos bombardeamentos russos contra infraestruturas de eletricidade e água, que têm provocado cortes no abastecimento em várias regiões do país.

Esses ataques intensificaram-se no início de outubro, após uma explosão ter danificado a Ponte de Crimeia, que liga o território russo à península ucraniana anexada por Moscovo em 2014.

A Rússia atribuiu a explosão a um “ataque terrorista” levado a cabo pelos serviços secretos ucranianos, negado por Kiev.

A Ucrânia tem denunciado os ataques contra as suas infraestruturas de energia como uma campanha deliberada de Moscovo para fazer sofrer os ucranianos durante o inverno rigoroso que se aproxima.

Moscovo só admite atingir alvos militares.

Os aliados ocidentais de Kiev têm fornecido armamento ao país para enfrentar a invasão russa, o que permitiu às forças ucranianas o lançamento recente de uma contraofensiva.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados