Katia Guerreiro estreia-se como autora em novo álbum

Katia Guerreiro estreia-se como autora em novo álbum

 

Lusa/AOonline   Cultura e Social   21 de Out de 2008, 11:50

A fadista Katia Guerreiro estreia-se como autora, ao lado de Rui Veloso, no seu novo álbum "Fado", que será editado a 17 de Novembro pela Sony Music.
A fadista assinou o contrato com a nova editora, tornando-se a primeira artista portuguesa a fazê-lo desde que a Sony Music adquiriu a BMG.

    "A voz da poesia" é o tema assinado por Katia Guerreiro musicado por Rui Veloso, inserindo-se num alinhamento que inclui poemas de Maria Luísa Baptista, que colabora com a fadista desde o seu primeiro álbum, e de Fernando Tavares Rodrigues, "um nome esquecido da poesia portuguesa", como a cantora assinalou à Lusa.

    "Ao ter tido conhecimento da sua história, decidi homenageá-lo", explicou.

    António Gedeão, Vinicius de Moraes e Florbela Espanca são outros dos poetas escolhidos.

    De Vinicius, interpreta "Soneto da separação", com música de José Niza, que já compusera para a artista. O álbum inclui ainda uma versão do mesmo poema dito pelo actor Diogo Infante.

    No tocante a compositores, além de Veloso, o álbum inclui músicas de Pedro Pinhal, que tem composto para Joana Amendoeira, e Mário Pacheco, que compôs a música para "Cavaleiro monge" (Fernando Pessoa).

    Pinhal compôs "Estranha paixão", e Pacheco "A nossa gente, o nosso fado".

    Um outro tema incluído no álbum é "Lisboa", com a assinatura de Charles Aznavour, de quem Amália gravara na década de 1960 "Ay, mourir pour toi".

    Katia Guerreiro esclareceu que a gravação deste tema "é uma homenagem ao público francófono" que desde o início tem acompanhado a sua carreira.

    Com a fadista estão os músicos que habitualmente a acompanham: Paulo Valentim (guitarra portuguesa), João Mário Veiga (viola) e Rodrigo Serrão (contrabaixo).

    Este será o quarto álbum de Katia Guerreiro, depois de "Fado maior" (2001), "Nas mãos do fado" (2003) e "Tudo ou nada" (2005).

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.