Mercado

Juros da dívida de Portugal baixam mais do que juros da Irlanda

Juros da dívida de Portugal baixam mais do que juros da Irlanda

 

Lusa/AO online   Economia   30 de Set de 2010, 11:19

Os juros da dívida portuguesa estão cair esta quinta-feira mais do que os juros da Irlanda, um dia depois de Lisboa ter anunciado um novo pacote de austeridade e de Dublin ter anunciado um défice para 2010 de 32 por cento.
A meio da manhã de hoje os investidores exigiam 6,377 por cento para comprar dívida portuguesa com maturidade a dez anos, valor inferior ao máximo histórico atingido na terça-feira de 6,512 por cento.

O Governo apresentou na quarta-feira um novo pacote de medidas de austeridade com vista à correcção das contas públicas que inclui uma nova subida do IVA para os 23 por cento e cortes nos salários acima de 1.500 euros na Função Pública.

Já o governo da Irlanda anunciou hoje que o seu défice público irá chegar aos 32 por cento do PIB este ano, devido ao resgate do Anglo Irish Bank, mas manteve o compromisso de ficar abaixo dos 3 por cento em 2014.

Em resposta os investidores exigem hoje 6,599 por cento para comprar dívida irlandesa com maturidade a dez anos, valor abaixo dos 6,700 por cento de quarta-feira.

O máximo histórico dos juros da dívida irlandesa é de 6,739 por cento e registou-se na terça-feira.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.