Açoriano Oriental
Literatura
José Saramago apresenta "A Viagem do Elefante"
O Prémio Nobel da Literatura José Saramago desloca-se domingo a Tentúgal, Montemor-o-Velho, para apresentar o seu livro mais recente e participar numa pequena homenagem que compreende um recital de órgão e uma mostra de doçaria conventual.
José Saramago apresenta "A Viagem do Elefante"

Autor: Lusa / AO online
"Existe já uma certa relação de José Saramago com Tentúgal. Em 2000, a convite da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, visitou o concelho e ficou encantado com os nossos monumentos e ao ouvir o Coro [da Imaculada Conceição]", disse hoje à agência Lusa Olga Cavaleiro, grã-mestre do Capítulo da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, uma das entidades que organiza a homenagem ao escritor.

    A apresentação de "A Viagem do Elefante", a cargo da Fundação José Saramago, está marcada para as 15:30 na Junta de Freguesia de Tentúgal, realizando-se depois uma sessão de autógrafos.

    Segue-se uma mostra da doçaria conventual de Tentúgal, onde se poderá degustar "a excelência da doçaria" da vila, nomeadamente os seus famosos pastéis.

    "Há uma certa simpatia de José Saramago por Tentúgal, não só pela relação que estabeleceu em 2000, como também por ser apreciador da nossa doçaria", adiantou Olga Cavaleiro.

    Mas o programa da visita de José Saramago a esta vila do concelho de Montemor-o-Velho começa, às 15:00, na Igreja da Misericórdia, com um concerto pelo Coro da Imaculada Conceição de Tentúgal, no qual o escritor vai poder ouvir a música produzida no órgão de tubos que ajudou a recuperar.

    "É uma modesta homenagem à generosa contribuição de José Saramago para a recuperação do órgão de tubos de Tentúgal", referiu Olga Cavaleiro.

    Segundo a grã-mestre da Confraria, na visita a Tentúgal há oito anos José Saramago "ficou encantado ao ouvir o Coro da Imaculada Conceição", tendo feito um donativo para a recuperação do órgão de tubos.

    "O povo de Tentúgal ficou bastante sensibilizado", sublinhou Olga Cavaleiro.

    Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Junta de Freguesia de Tentúgal, Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal e Coro da Imaculada Conceição são as entidades locais envolvidas na organização deste programa.

    "Sentimo-nos muito honrados por José Saramago ter decidido vir a Tentúgal apresentar o livro. Dá-nos um orgulho imenso e prestigia a nossa terra. É o reconhecimento do trabalho de valorização da nossa cultura, história e tradições", referiu ainda.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados