João Almeida sagra-se campeão nacional de fundo de ciclismo em sub-23


 

AO Online/ Lusa   Outras modalidades   29 de Jun de 2019, 19:05

João Almeida sagrou-se este sábado campeão português de ciclismo de fundo em sub-23, somando o segundo título na edição deste ano dos campeonatos nacionais da modalidade, em Melgaço.

O corredor das Caldas da Rainha, que representa a equipa norte-americana Hagens Berman Axeon, tinha conquistado, na sexta-feira, o título de contrarrelógio da categoria, voltando, esta tarde, na prova em linha, a superar toda a concorrência.

João Almeida, que em 2018 tinha ficado em segundo lugar, atrás de Rui Oliveira, cumpriu os 143,2 quilómetros do percurso em 3:41.32 horas, menos 11 segundos que Fábio Costa (UD Oliveirense-InOutBuild) que fez o segundo lugar e menos 36 segundos que João Leite (Vito- Feirense) que fechou o pódio.

O novo campeão nacional começou a desenhar o seu triunfo pouco depois dos 40 quilómetros, quando se lançou na perseguição a um grupo de sete fugitivos, que viria alcançar a meio da corrida.

A 30 quilómetros da meta, Almeida destacou-se do grupo dos homens da frente, trazendo na roda Fábio Costa, rolando em dupla na parte final, mesmo perante ameaça dos perseguidores.

Na derradeira subida, o ciclista da Hagens Berman Axeon mostrou maior fôlego e pedalada do que o parceiro da escapada, isolando-se para garantir a vitória, perante a incapacidade de resposta de Fábio Costa, que pagou a 'fatura' de ter estado quase toda a tirada na frente.

João Almeida reconheceu que "conquistar dois títulos nestes campeonatos teve um significado especial", confessando que a decisão de arriscar para chegar à frente da corrida acabou por compensar.

"Senti-me bem desde o início e decidi arriscar numa altura em que sabia que ninguém estava à espera, para poder chegar à frente e descansar um pouco. Gastei muita energia para lá chegar, mas, depois de o conseguir, foi poupar-me para na parte final arrancar", explicou o ciclista.

Sobre o seu futuro, João Almeida disse querer "continuar a fazer um bom trabalho, um passo de cada vez, para que as oportunidades possam surgir".

Para domingo, no terceiro e derradeiro dia dos campeonatos nacionais de ciclismo de estrada, que decorrem em Melgaço, está reservada a prova em linha para a categoria de elite, em que Domingos Gonçalves defende o título conquistado em 2018.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.