Açoriano Oriental
Investimentos de 2015 concluirão rede regional de abate de gado
O Governo dos Açores conta lançar em 2015 todos os investimentos que completarão a Rede Regional de Abate, que permitirá abater e exportar carcaças de animais a partir de todas as ilhas com as devidas condições sanitárias.
Investimentos de 2015 concluirão rede regional de abate de gado

Autor: Lusa/AO online

O anúncio foi feito no parlamento dos Açores por Neto Viveiros, secretário regional da Agricultura e Ambiente, que foi ouvido na comissão de Economia, a propósito das propostas de Plano e Orçamento do executivo açoriano para 2015.

"Com a construção do Matadouro do Faial, cuja empreitada será lançada logo no início do próximo ano, e com o lançamento da empreitada do Matadouro da Graciosa, no primeiro semestre de 2015, ficará concluída a Rede Regional de Abate, que reputamos de muito importante", salientou, em declarações aos jornalistas no final da audição.

O titular da pasta da Agricultura nos Açores lembrou que a Rede Regional de Abate sofreu uma "reversão quase completa", passando de um sistema maioritariamente exportador de animais vivos, para um sistema exportador de carcaças, "com todas as mais-valias que isso encerra".

Neto Viveiros destacou, por outro lado, o reforço de 2% previsto no Plano Anual 2015 para o setor da Agricultura, onde o executivo pretende investir cerca de 144 milhões de euros, destinados, sobretudo, à "modernização das infraestruturas agrícolas" e à melhoria da rede viária rural.

Este aumento mereceu, no entanto, a crítica da Federação Agrícola dos Açores, que num parecer ao documento defendeu um reforço maior para o setor, na ordem dos 11%.

Confrontado com estas críticas, Neto Viveiros disse que o investimento público que está espelhado no plano foi o "possível" e que reflete, apesar de tudo, o "esforço" do Governo Regional em relação ao setor agrícola no sentido de desenvolver todos os projetos considerados necessários.

Os membros do Governo dos Açores começaram hoje a ser ouvidos pelas comissões parlamentares sobre os documentos orçamentais da região para 2015: plano anual de investimento público e orçamento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados