Açoriano Oriental
Ilha de São Miguel recebe exercício ASAREX24

A ilha de São Miguel vai acolher, entre os dias 8 e 12 de julho, o Exercício Internacional de Busca e Salvamento Avançado – ASAREX24 que reúne entidades nacionais e internacionais.

Ilha de São Miguel recebe exercício ASAREX24

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O exercício é organizado pela Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e do Comando da Zona Marítima dos Açores, em colaboração com a Força Aérea Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e do Comando de Zona Aérea dos Açores, refere comunicado.


O objetivo deste exercício é “promover a interação, fomentar a cooperação, reforçar o apoio mútuo e proporcionar treino operacional às equipas de busca e salvamento”.


O ASAREX24 visa ainda “aprimorar a coordenação, a proficiência e a qualificação dos militares, militarizados e civis envolvidos em operações de busca e salvamento marítimo”.


O comunicado refere também que o programa do exercício inclui palestras, workshops e exercícios práticos, tanto em terra como no mar.


Nos dias 8, 9 e 10 de julho decorrerão as palestras no Pavilhão do Mar aos Centros de Busca e Salvamento nacionais e estrangeiros, à INMARSAT, à Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), ao Instituto Hidrográfico e à Escola do Mar.


Os exercícios práticos terão lugar nos dias 9, 10 e 11 de julho e envolvem simulações de diversos cenários de busca e salvamento, incluindo resgate de náufragos, combate a incêndios em embarcações e prestação de primeiros socorros.


O último dia, 12 de julho, será marcado pela demonstração aeronaval de busca e salvamento marítimo que culmina o fim do exercício, entre as 10h30 e as 12h00, em frente à Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados