Açoriano Oriental
IL/Açores propõe criação de estaleiro para náutica de recreio na Praia da Vitória

O deputado da IL/Açores, Nuno Barata, defendeu a criação de um estaleiro para a náutica de recreio no porto da Praia da Vitória, alegando que poderia potenciar a economia da ilha Terceira com pouco investimento.

IL/Açores propõe criação de estaleiro para náutica de recreio na Praia da Vitória

Autor: Lusa/AO Online

“Muitas vezes pensa-se em projetos megalómanos, que depois não têm pernas para andar, que não têm sequer fundamento técnico, e vão-se esquecendo pequenos investimentos que podem ser feitos facilmente ao alcance de uma empresa como a Portos dos Açores e que potenciam não só a valorização desses investimentos, mas outras coisas que se criam a montante”, afirmou, em declarações aos jornalistas, Nuno Barata.

O deputado único da IL no parlamento açoriano falava à margem de uma visita ao porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, onde o espaço para náutica de recreio está “completamente cheio” e “sem capacidade de expansão”.

Nuno Barata sublinhou que o porto da Praia da Vitória, no outro concelho da ilha, tem “um espaço de terrapleno enorme, onde é possível fazer um estaleiro para náutica de recreio”, alegando que o investimento poderia “potenciar bastante a economia da ilha Terceira”.

Segundo o deputado liberal, “o núcleo de pescas da Praia da Vitória tem dois pescadores profissionais”, que podiam ser “acomodados de outra forma”, e há um espaço de cerca 50 hectares que poderia ser utilizado como zona de estaleiro e de parqueamento de embarcações, sem colocar “qualquer tipo de constrangimento” ao porto comercial.

“Está desaproveitado. Em tempos foi pensado como um 'hub' logístico internacional, um absurdo que alguém se lembrou de vender, uma quimera absolutamente vã”, afirmou.

Nuno Barata garantiu que o investimento necessário chegaria no máximo a cinco milhões de euros e podia traduzir-se num retorno de “50 ou 60 milhões de euros por ano”.

“A invernagem em qualquer porto de náutica de recreio do norte da Europa ou do Mediterrâneo está superlotada e além disso é extremamente cara. Nós aqui temos preços competitivos. Podemos subir os nossos preços 10 vezes e ainda continuamos a ser competitivos. E temos uma outra vantagem: estamos no meio do Atlântico e temos aviões diretos aos Estados Unidos e à Europa praticamente todos os dias”, frisou.

Na ilha de Santa Maria, por exemplo, uma empresa já criou "sete postos de trabalho" nesta área e tem o terrapleno “completamente cheio”.

“A reparação naval nesse tipo de embarcações potencia o crescimento de postos de trabalho altamente bem remunerados”, salientou o parlamentar.

O deputado da IL defendeu também que o porto da Praia da Vitória poderia acolher um estaleiro para embarcações de maior porte, evitando que os ‘ferries’ da empresa de transporte de passageiros Atlânticoline e os quatro rebocadores da região tivessem de fazer reparações no continente português.

Nuno Barata termina hoje uma visita de quatro dias à ilha Terceira, onde disse ter encontrado “empreendedorismo e inovação”, mas também um parque escolar com necessidades urgentes de intervenção.

“Na escola de São Sebastião, que tem dez anos, fui encontrar, por exemplo, um auditório que está inutilizado porque chove lá dentro e cria constrangimentos ao nível da eletricidade. As cadeiras estão a degradar-se por causa da humidade e da água que lá circula pelo chão. Há corredores que têm os tetos a cair e salas de aula que têm tapetes e baldes no chão para aparar a água quando chove”, apontou.

O deputado criticou ainda a "classe política letárgica" da ilha Terceira, "que passa a vida a agitar bandeiras velhas, que já não devem ser agitadas, que usa e abusa do bairrismo e de discursos e narrativas que não levam a lado nenhum”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados