Açoriano Oriental
Horta em festa com música e atividades náuticas na Semana do Mar

A ilha do Faial, nos Açores, enche-se novamente de música e animação para mais uma edição da Semana do Mar, evento que começou esta sexta-feira e termina a 14 de agosto. Recorde-se que nos últimos dois anos a Semana do Mar, no Faial, não se realizou devido à pandemia de Covid-19.

Horta em festa com música e atividades náuticas na Semana do Mar

Autor: Sara Sousa/Susete Rodrigues

Uma das principais novidades da edição de 2022 é a sua localização que, devido ao início das obras do troço central da Frente Marítima da Cidade da Horta, decorrerá no Parque Vitorino Nemésio, mais conhecido como Parque da Alagoa, na Avenida Machado Serpa e no espaço pertencente ao Fayal Sport Club, na cidade da Horta.


A confirmação da “maior festa concelhia” havia sido feita por Carlos Ferreira, presidente da autarquia, aquando da realização da Bolsa de Turismo de Lisboa, que teve lugar em março deste ano, onde o município marcou presença com um stand no espaço reservado aos 19 municípios dos Açores.


Segundo o autarca, apesar de possíveis “imponderáveis que nenhum Governo ou autarquia controlam, a evolução da situação pandémica e da abordagem governamental e das autoridades de saúde permite-nos encarar com esperança o próximo verão e organizar de forma confiante a maior festividade da ilha do Faial”, disse na ocasião.


O festival ligado ao mar, composto por uma vasta oferta náutica e desportiva, associa-se a festivais de gastronomia, artesanato e folclore, com a Feira Regional de Artesanato e a Feira de Gastronomia e a Expomar, bem como concertos, exposições e desfiles.


Nos vários palcos atuarão talentos locais, mas também nacionais como Xutos e Pontapés, Expensive Soul, Piruka, The Gift, Filipe Fonseca e Mickael Carreira, para além do Festival Internacional de Folclore e do grupo Murmurinho #1 – Folcloritmos.


Além disso, este ano, a Semana do Mar terá como uma das suas áreas de inovação a instalação de uma tenda eletrónica com “animação fora de horas”, criada a pensar na juventude.


“Ao fim de dois anos de pandemia, este é o momento de olhar também com muita atenção para a componente de saúde mental da nossa comunidade e de criar condições para que todas as pessoas, mas em especial as crianças e os idosos, possam retomar as brincadeiras, as manifestações de afeto e o convívio com os familiares e amigos, inclusive com aqueles que estão longe e privilegiam a Semana do Mar para visitar a ilha onde nasceram”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Horta citado em nota de imprensa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados